Uma série de homenagens está programada para celebrar o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Junior, ex-governador da Bahia e uma das personalidades mais influentes do estado, cuja trajetória política foi marcada por grandes realizações.
As homenagens iniciadas nesta quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Jequié, continuam em Salvador na próxima quinta-feira (28), com uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), às 15h. No dia seguinte, aniversário de Lomanto, outras três celebrações estão previstas.
A primeira homenagem será na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), às 10h, instituição que foi fundada em 1964, quando Lomanto era governador. À tarde, a homenagem será no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), às 16h, e, à noite, uma missa será celebrada na Igreja de Santo Antonio da Barra, às 19h.
As celebrações ao ex-governador chegam ao fim somente no dia 06 de dezembro, quando está programada uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro.
Quem foi Lomanto Junior?
Lomanto Junior assumiu o governo da Bahia em 1963, após uma campanha marcada pelo uso pioneiro da propaganda sonora e pelo icônico jingle ‘Lomanto, Esperança do Povo’. Durante seu mandato, realizou grandes obras de infraestrutura, como as estradas Rio-Bahia e Feira de Santana-Juazeiro. Além disso, fundou a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e criou o IAPSEB, hoje Planserv, bem como o Centro Industrial de Aratu (CIA), marco da economia e da industrialização baiana.