Baseada em uma história real, a obra de estreia da jornalista Alessandra Oliveira será lançada na semana do Livro Infantil e está à venda em 13 países. Livro retrata com leveza as transformações na vida de paciente com Alzheimer
Num dia, ele não suportava comer batata. No outro, amassava e engolia como nunca. As transformações na vida de um pai com Alzheimer são o tema do livro infantil ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir‘, obra de estreia da jornalista baiana Alessandra Oliveira. O livro será lançado no próximo dia 20, sábado, no Café Livraria Caramurê, em Salvador, durante a semana do Dia do Livro Infantil. A entrada é gratuita.
A programação inicia com autógrafos e é seguida de contação de história, roda de conversa com cuidadores de pessoas com Alzheimer e atividades lúdicas, como desenho e quebra-cabeça. Tudo isso com a vista para a Baía de Todos os Santos e o cardápio regional da Caramurê.
A obra retrata episódios da vida de um sujeito muito sério, conhecido pela cara fechada, que, de repente, passa a esquecer muitas coisas, como falar, dirigir e comer. O livro foi eleito na última convocatória do selo Asinhas, da editora internacional Ases da Literatura, e está à venda em 13 países. No Brasil, alcançou a 6ª posição de livros mais vendidos na Amazon na categoria ‘ficção infantojuvenil’.
A motivação para a escrita surge da vivência da própria autora com seu pai, diagnosticado quando ela tinha 14 anos e pouco conhecia sobre a doença. ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’ aborda temas como Alzheimer, envelhecimento e relações familiares, e promete encantar leitores de todas as idades.
“Compreendo a necessidade da promoção de uma comunicação verdadeira e clara sobre o mundo para as crianças. Elas são afetadas e sofrem com eventos externos assim como nós adultos e precisam de ferramentas que as ajudem a ler esse mundo, entendê-lo e, a partir daí, agir sobre ele, transformá-lo a seu modo único”, conta a escritora. “Especialmente para pessoas que convivem com pacientes com doenças graves ou crônicas, acredito que o livro é um acalanto para a dor que as perdas desses processos nos causam ao mostrar que a beleza das relações permanecem mesmo diante das dificuldades”, conclui.
Bacharel e mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alessandra atuou como repórter escrevendo para crianças e adultos em diferentes produtos do jornal A Tarde. Desde 2020, escreve relatos literários sobre o cotidiano para lidar com as emoções. Migrou da redação para o escritório em 2022, onde vem atuando como Sucesso do Cliente e gestora de projetos na Contribute Contabilidade e como auxiliar de gestão na Ábaco Cálculos.
Dados
No Brasil, a prevalência da doença de Alzheimer é significativa: 55% das cerca de 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais com demência, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) no 1º Big Data Abraz (2023). Estima-se, ainda, que até 2030 o número de brasileiros com 60 anos ou mais convivendo com demência chegará a 2,78 milhões e, até 2050 ultrapassará os 5,5 milhões.
Serviço
Lançamento do livro ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’
Quando: 20/04, às 15h
Onde: Editora Caramurê – Av. da França, s/n, Doca 01 (Comércio – Salvador)
Evento gratuito
Vendas: Amazon, LêLivros, Americanas e principais livrarias do país