O próximo 28 de outubro não marcará apenas a chegada de um voo direto entre Salvador e Paris, mas também a chegada de uma companhia aérea 4 estrelas à capital baiana. Ou seja: o desembarque da Air France proporciona aos baianos e turistas a chance de se deslocar até a Europa com muito mais luxo e conforto.
TAP e Air Europa, empresas que fazem essa conexão com o Velho Continente atualmente, possuem apenas três estrelas, segundo o Skytrax, site especializado em avaliar empresas aéreas.
O serviço diferenciado está presente tanto na classe executiva, com um chef Michelin, como na econômica, onde até um autêntico champagne francês oferecido aos passageiros.
Os voos serão operados três vezes por semana, às segundas, quintas-feiras e aos sábados, e levarão os clientes não só à capital francesa, mas a outras cidades na Europa, Ásia e África, aproveitando a ampla malha de conexão da Air France a partir do aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.
Serão em torno de 7.900 quilômetros entre a capital baiana e a França percorridos em uma média de 10 horas de voo. A aeronave escalada para as operações é o moderno Airbus A350.
Serviço da classe executiva
A classe executiva, chamada de Business na Air France, proporciona conforto e bem-estar ao longo de toda a viagem. O espaço pessoal do passageiro se transforma em escritório, restaurante, sala de cinema ou quarto.
As poltronas Business, com design contemporâneo e elegância discreta, proporcionam:
• Leito em posição horizontal;
• Acesso direto ao corredor para cada passageiro;
• Espaço completo com total privacidade.
Além disso, cliente conta com conexão Wi-Fi durante todo o voo. Além disso, são mais de 1.400 horas de filmes, séries e músicas com uma novíssima tela tátil de alta definição.
Na Business Class, cada item encontra facilmente seu lugar nos espaços de armazenamento previstos para este fim. É possível carregar dispositivos eletrônicos graças a uma tomada e uma entrada USB pessoais.
A companhia disponibiliza um fone de ouvido com redução de ruído e um espelho, cortesia da casa, no cofre pessoal. O passageiro pode colocar nele seus itens do dia a dia, de modo que permaneçam a seu alcance. Para a segurança de todos a bordo, os acessórios são limpos e desinfetados regularmente.
A iluminação se ajusta de acordo com as vontades do cliente: para leitura, no teto, luz ambiente. Durante a viagem, quem decide é o cliente.
Destaque também que na Business Class os assentos tornam-se verdadeiras camas de dois metros de comprimento, garantindo um sono tranquilo.
O kit de amenidades possui um elegante padrão de espinha de peixe e disponível em duas cores, azul marinho e bege, os kits também apresentam o cavalo marinho alado, o emblema histórico da companhia aérea que personifica sua rica história. O zíper vermelho da Air France lembra o acento, o símbolo da marca da empresa. O kit é feito com 96% de material reciclado. Uma atenção especial também foi dada ao conteúdo:
• Uma escova de dentes e uma caneta feita de palha de milho, assim como tampões de ouvido embrulhados em papel kraft para evitar o uso de plástico a bordo;
• Para maior conforto durante a viagem, uma máscara grande e macia para dormir, um par de meias e um tubo de pasta de dente;
• Dois produtos cosméticos da parceira Clarins: o creme rejuvenescedor para mãos e o gel facial hidratante Hydra-essentiel (tamanho de viagem);
• Ao oferecer kits cada vez mais ecológicos, a Air France continua suas ações diárias para limitar o uso de plástico de uso único a bordo de seus voos sempre que possível.
Gastronomia na Executiva
Talentosos chefs promovem a excelência francesa e se revezam para assinar os pratos estrelados na cabine Business e nos lounges dos aeroportos. Como a única companhia aérea a fazer parceria com tantos nomes distintos da alta gastronomia, a Air France está reafirmando mais do que nunca seu papel de embaixadora da cozinha francesa em todo o mundo.
Para suas rotas longas, o que inclui Salvador, a Air France confiou ao chef Jérôme Banctel a criação dos pratos para o menu da cabine Business saindo de Paris neste outono europeu. Premiado com três estrelas Michelin em 2024, o chef se inspira em sua terra natal, a Bretanha, para criar pratos que serão apreciados ao redor do mundo.
Para criar esses menus que destacam a alta gastronomia francesa, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em catering aéreo, usando ingredientes frescos e locais que variam conforme a estação. Em uma abordagem responsável, as carnes, aves, laticínios e ovos em cada menu são de origem francesa, e o peixe é proveniente de pescas sustentáveis. Menus vegetarianos também estão sempre disponíveis em todos os lounges dos aeroportos e em todos os voos da companhia aérea.
Para a Air France, ele usa ingredientes que evocam sua infância, aprimorados com sua assinatura culinária única, como deliciosos molhos sem manteiga ou creme. Frango com molho de leitelho, risoto de trigo sarraceno e óleo de salsa, além de haddock com molho suave de cenoura, variações de cenoura com laranja e gengibre estão entre seus dez pratos a serem degustados nos próximos oito meses.
“Quis oferecer aos viajantes um vislumbre da minha culinária, uma mistura de delicadeza gourmet e sabores inesperados”, declarou Jérôme Banctel.
Quanto às sobremesas, Nina Métayer continuará sua parceria com a Air France, iniciada em abril de 2024. Eleita Melhor Chef Pâtissier do Mundo em 2023, ela assina uma seleção de doces leves e refinados, incluindo um delicioso crocante de avelã com caramelo e uma fatia de manga com coco ao toque de limão.
Premium
Categoria intermediária, a Premium oferece mais espaço que a econômica, além de mais reclinação na cadeira e espaço para as pernas. Além disso, são oito assentos por fileira ao invés de nove na categoria de mais baixo valor – na executiva são quatro.
A poltrona Premium também inclui um amplo leque de equipamentos e funções:
• Sistema individual de vídeo interativo de entretimento com mais de 1.400 horas de filmes, séries e músicas com uma novíssima tela tátil de alta definição;
Luz para leitura individual e de ângulo variável;
• Tomada e uma entrada USB;
• Fone de ouvido com redução de ruído.
O Wi-Fi também é oferecido durante todo o voo.
Os passageiros da Premium podem desfrutar de comfort kits, que incluem:
• Máscara de dormir;
• Par de meias;
• Tampões de ouvido;
• Escova e pasta de dente;
• Cobertor e travesseiro.
Na melhor parte, os menus à la carte em sua cabine Premium de longa distância ficam a cargo do importante chef francês com estrela Michelin – Frédéric Simonin.
Partindo de Paris, o chef que possui uma estrela Michelin e é Meilleur Ouvrier de France, criou dois pratos para os clientes da Air France escolherem, incluindo uma opção vegetariana.
Para preparar esses cardápios, Frédéric Simonin trabalhou em conjunto com a Servair, líder mundial em serviços de catering a bordo, escolhendo produtos frescos, locais e sazonais, além de peixes provenientes de pesca sustentável. Suas delícias culinárias agora estão disponíveis para serem saboreadas a bordo.
Para acompanhar cada refeição, a Air France oferece a seus clientes uma ampla variedade de bebidas, com ou sem álcool, incluindo uma carta de vinhos e champanhe especialmente selecionada por Xavier Thuizat, sommelier-chefe do Hôtel de Crillon, um Hotel Rosewood.
Com essa nova e saborosa oferta gastronômica, a Air France continua a aprimorar seus produtos e serviços nessa cabine de viagem.
Econômica
A bordo da classe econômica, o apoio de cabeça, passando pelo encosto reclinável até o apoio de braço que pode ser levantado na maioria dos assentos. Além disso, são oferecidos uma almofada e um cobertor para o voo. Para carregar dispositivos móveis, o assento está equipado com uma entrada USB.
A refeição compreende uma entrada, uma escolha entre dois pratos principais quentes, pão, queijo e uma sobremesa. Após o serviço, são oferecidos café, chá ou digestivo.
De acordo com a duração do voo e do horário, também é servido um lanche ou café da manhã, incluindo, nos voos mais longos, um produto quente.
Destaque da econômica da Air France é o o champanhe oferecido e os diferentes vinhos servidos a bordo como cortesia – e selecionados por Xavier Thuizat.
Ao longo do voo, o cliente pode desfrutar ainda de um buffet self-service com biscoitos doces e salgados, que é complementado por sanduíches e produtos doces frescos nos voos mais longos. Bebidas quentes e geladas, com ou sem álcool, também estão disponíveis durante todo o voo.
Para completar, todas as classes possuem a mesma variedade de entretenimento à bordo. São mais de 1.400 horas de filmes, séries, documentários e desenhos animados, com opções desde os clássicos até que os estavam em cartaz nos cinemas recentemente.
A tela é de alta definição e sensível ao toque, com a seleção de programas disponíveis em 12 idiomas (incluindo português) e atualizada todos os meses.