A cantora e apresentadora Ivete Sangalo, o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, a ministra-substituta do TSE Vera Lúcia e Joana Guimarães, primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal (UFSB), são nomes confirmados para palestras na Brazil Conference em Harvard e MIT, principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, que reúne representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura.
O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril, na renomada universidade de Harvard, em Cambridge, EUA – e poderá ser acompanhado nas plataformas digitais. Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Conheça os palestrantes baianos confirmados no evento:
Ivete Sangalo é uma renomada cantora, compositora e atriz brasileira, emergindo como uma das artistas mais influentes da música popular brasileira. É conhecida por sua versatilidade musical, misturando ritmos como axé, pop, reggae e música latina em suas performances vibrantes. Além de sua carreira na música, também teve participações em filmes e programas de televisão, demonstrando sua versatilidade artística. Ivete estará presente na Brazil Conference em Harvard e MIT no painel de Cultura, Esportes & Influência Digital ao lado de Seu Jorge, Eduardo Kobra, Christiane Silva, Arthur Abrantes e outros artistas e empreendedores.
Vera Lúcia Santana Araújo
A advogada fez história no país se tornando a segunda mulher negra a ocupar um assento no Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Baiana de Livramento de Nossa Senhora, Vera Lúcia chegou a Brasília, onde estudou direito e se aprofundou no movimento estudantil. Vera Lúcia atuou em cargos dos governos federal e distrital, com trajetória na defesa dos direitos humanos e na luta contra o racismo. Foi consultora jurídica do PT, Denatran e do governo do Distrito Federal durante o mandato de Cristovam Buarque. Também foi secretária-adjunta de Igualdade Racial do DF e diretora-executiva da Funap. Atua na Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno e na Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Vera Lúcia estará na Brazil Conference em Harvard e MIT no painel de Justiça e Democracia.
Gilson Rodrigues
Gilson é baiano e dedica sua vida para destacar as favelas como potências e defender sua protagonismo na solução dos problemas do Brasil. Presidente do G10 Favelas, Gilson trabalha para impulsionar o crescimento dos empreendimentos nas favelas e acumula uma série de conquistas e reconhecimentos: Participou do Movimento Estudantil no Grêmio Estudantil e foi presidente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis; foi eleito simbolicamente três vezes como Prefeito de Paraisópolis; recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e a Ordem dos Capelães do Brasil (OCB). Gilson também fundou a Bolsa de Valores das Favelas, uma plataforma que permite que pessoas se tornem sócias de empresas que operam em comunidades brasileiras, e criou o G10 Bank Participações, banco destinado a fornecer crédito a empreendedores das favelas para estimular a economia local e fortalecer os negócios e marcas regionais. Gilson estará no painel de economia na Brazil Conference em Harvard e MIT.
Joana Guimarães
Joana Guimarães é a 1ª reitora eleita para uma federal, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com campus nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Joana é geóloga com mestrado na UFBA e doutorado em Engenharia Ambiental. Se tornou professora universitária e pesquisadora fora do Brasil ao atuar como assistente de ensino nos EUA, garantindo uma bolsa para realizar o doutorado. Joana Guimarães fará parte do painel sobre Meio-Ambiente, ao lado de Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Bruno Carvalho, Professor de Harvard e outras personalidades do cenário político brasileiro.
A Brazil Conference em Harvard & MIT é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional.
O encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários e conta com a participação de nomes como Jorge Paulo Lemann, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Tiago Leifert, João Adibe Marques, Tabata Amaral, entre diversos outros especialistas nacionais e internacionais.