‘Bondinho Baiano’, que faz tour gratuito por pontos famosos, suspende passeios por conta das fortes chuvas em Salvador

‘Bondinho Baiano’, que faz tour gratuito por pontos famosos, suspende passeios por conta das fortes chuvas em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Naiana Ribeiro e Antonio Dilson Neto

Bruno Concha/Secom PMS

Publicado em 10/04/2024 às 09:39 / Leia em 3 minutos

O Bondinho Baiano, opção de lazer gratuito em Salvador, suspendeu os passeios por pontos famosos da capital baiana temporariamente devido às fortes chuvas na região. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) através das redes sociais da atração, iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Turismo (Ditur).

“Informamos a vocês que, devido às fortes chuvas na região, os passeios realizados no Bondinho Baiano foram suspensos temporariamente. Agradecemos a todos que realizaram o passeio conosco e esperamos retornar em breve”, diz o comunicado divulgado no Instagram.

O Bondinho tem atraído atenção de soteropolitanos e turistas com um passeio especial pela cidade que começa no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída.

Antes da suspensão das atividades, os passeios gratuitos aconteciam de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h.

JWh7PiN.md.jpg

Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres.

O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explicou ao Alô Alô Bahia que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, de quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”.

O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador.

O percurso é de 8 km e o passeio todo dura 1h30. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal.

JWhYBbj.md.jpg

“Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis.

JWhY55g.md.jpg

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe