Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco é realizado pela primeira vez na Bahia

Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco é realizado pela primeira vez na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 24/09/2024 às 09:34 / Leia em 4 minutos

Pela primeira vez na Bahia, o público de Salvador poderá acompanhar a precisão e as flechadas dos principais arqueiros do país e até do mundo. Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Estádio de Pituaçu será o palco do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. Já a categoria individual terá sua final no ponto turístico da capital, a Praça Cayru, no Comércio, no sábado (28), a partir das 14h30.

O evento contará com a categoria open das variações arco recurvo, barebow e composto nos naipes feminino e masculino nas disputas individuais e equipes, além das duplas mistas. Com participação recorde de mais de 250 atletas de todo o país, esta promete ser uma das mais marcantes etapas. Dentre os esportistas confirmados, está o arqueiro número um do mundo, Marcus D’Almeida.

Organizado pela Brasil Arco, em parceria com a Federação Baiana de Arco e Flecha e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, o torneio visa o fortalecimento do esporte na região, como uma vitrine para os talentos e novos adeptos. “Estamos muito orgulhosos de sediar uma edição tão especial. A expectativa é enorme para este torneio, que não só celebra o talento dos nossos arqueiros, mas também marca os 50 anos do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. Vamos mostrar a força do estado em receber grandes eventos”, destaca a presidente da FBAF, Renata Barros.

Ela também acrescenta que a escolha do local das finais foi estratégica, entre alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, como a Baía de Todos-os-Santos, o Elevador Lacerda e o Forte de São Marcelo. “A final em um lugar tão simbólico irá atrair, além dos entusiastas do tiro com arco, turistas e moradores que estiverem na área. Não para por aí. Também teremos atividades de promoção do esporte para estudantes de escolas públicas”, conclui Renata.

A Praça Cayru terá seis disputas por medalha ao longo da tarde e a cerimônia de premiação prevista para às 16h15. No entanto, a maior parte dos confrontos acontece no Estádio de Pituaçu. “Mesmo com muitas partidas ao longo no ano, o Estádio de Pituaçu não é somente futebol. Nosso campo vai ser o palco para os melhores arqueiros do país com uma estrutura grandiosa para o público, que o Pituaçu permite e que já foi explorada em edições anteriores do circuito baiano da modalidade”, pontua o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

 

Baianos na disputa

Entre os baianos confirmados na competição, estão Paulo Merlino, que vai disputar a categoria barebow masculino individual. Outras possibilidades de medalha estão com as equipes femininas e masculinas da mesma variação – o barebow.

 

Programação

Na quarta-feira (25),  primeiro dia da competição, serão realizados os treinos oficiais pela manhã e os rounds qualificatórios das categorias composto feminino e recurvo masculino a partir das 14h. Já na quinta (26), a cerimônia de abertura oficial será às 8h, no Estádio de Pituaçu. Neste dia, a programação será marcada também pelo qualificatório do barebow (feminino e masculino), composto masculino e recurvo feminino, enquanto, à tarde, a partir das 12h45, serão disputadas todas as rodadas eliminatórias individuais. Na sexta-feira (27), a partir das 8h30, acontecem as eliminatórias por equipes, e, a partir das 13h30, as eliminatórias das equipes mistas. A cerimônia de premiação das disputas será realizada ao final das provas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia