Em estado de alerta máximo, Salvador deve ter mais chuvas nesta terça-feira (9)

Em estado de alerta máximo, Salvador deve ter mais chuvas nesta terça-feira (9)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 09/04/2024 às 10:13 / Leia em 2 minutos

A atuação de um sistema de baixa pressão na atmosfera favorecerá chuvas ao longo da semana, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. A previsão da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para esta terça-feira (9) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.

Os maiores acumulados de chuva em 6 horas, segundo dados atualizados às 8h20, foram registrados nas localidades de Mussurunga (43,3mm), Itapuã (35,6mm), Nova Brasília (27,6mm), Sete de Abril (17,8mm) e Bosque Real (17,8mm).

As chuvas que caíram em Salvador ocasionaram 173 ocorrências registradas nesta terça-feira (9) junto a Codesal, incluindo deslizamentos de terra, rompimento de pistas e desabamentos, conforme dados atualizados às 10h. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real neste link.

Alerta vermelho

No fim da tarde, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de acumulado de chuva com grau de severidade de grande perigo para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, Sul e Centro Sul baiano. O alerta teve início nesta segunda (8), às 16h50, e se estenderá até às 9h desta terça-feira (9). O comunicado alerta para chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Ainda, avisa sobre alto risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, bem como grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

De acordo com o Inmet, a população dessas localidades deve seguir as recomendações de desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observar alteração nas encostas, permanecer em local abrigado e, em caso de situação de inundação ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para obter mais informações, deve entrar em contato com Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe