O desembargador Maurício Kertzman Szporer tomou posse, nesta segunda-feira (8), como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A atuação no biênio 2024-2026 é a segunda passagem de Kertzman pelo TRE. Antes, de 2010 a 2014, ocupou o cargo de jurista da Corte Eleitoral por dois mandatos e agora volta como desembargador titular.
O ato solene aconteceu na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Meneses, e do prefeito da capital baiana, Bruno Reis.
“É uma grande satisfação poder contribuir para algo que é tão importante, que é a democracia. O Tribunal Eleitoral é o guardião da democracia, da representação popular. E é uma tarefa difícil, mas muito nobre para o magistrado. E o meu desafio, a minha vontade é contribuir para esse processo”, declarou o desembargador, natural de Salvador, eleito com 43 votos.
Na cerimônia, o desembargador Abelardo Paulo da Mata Neto foi eleito presidente do TRE para o biênio 2024-2026, enquanto Kertzman foi eleito vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral para o mesmo período. Estiveram presentes ainda o vice governador Geraldo Júnior, os secretários do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, da Fazenda, Manoel Vitório, da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves.
Sobre o vice-presidente do Eleitoral
O des. Maurício Kertzman Szporer é natural de Salvador e foi eleito com 43 votos durante sessão plenária do TJBA, em 28 de fevereiro deste ano. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente cursa mestrado em Direito Constitucional.