Depois de longos anos de trabalho, você já pensou sobre onde gostaria de desfrutar os seus dias como uma pessoa aposentada? Um ranking, elaborado pelo U.S. News & World Report, analisou diversos fatores para encontrar essa resposta. O estudo, de acordo com informações da Casa Vogue, classificou 89 países de acordo por percepções sobre acessibilidade, impostos, cuidados de saúde, simpatia e clima. Vale lembrar que o ranking norte-americano considera apenas países estrangeiros – e, por isso, você não encontrará os EUA na lista.
O país que conquistou o primeiro lugar da lista foi a Suíça, conhecida por sua qualidade de vida excepcional, paisagens montanhosas deslumbrantes e estabilidade econômica. Além de se destacar por seu sistema de saúde de primeira linha e seus baixos impostos, o país também oferece uma infraestrutura moderna, baixa taxa de criminalidade e diversidade cultural.
Embora o custo de vida seja elevado – é necessário mais de US$ 3.500 (quase R$ 19.500) por mês para viver confortavelmente nas grandes cidades –, muitos aposentados valorizam o estilo de vida confortável e a segurança financeira proporcionada pelo sistema bancário sólido e pelo ambiente fiscal favorável para estrangeiros aposentados.
Abaixo, a lista completa com os 10 melhores países para uma aposentadoria confortável:
- Suíça
- Nova Zelândia
- Portugal
- Austrália
- Espanha
- Canadá
- Dinamarca
- Holanda
- Suécia
- Luxemburgo