Um novo espaço cultural vai abrir portas em São Paulo. Instalado no complexo Matarazzo, o Centro Cultural Casa Bradesco será aberto no dia 15 de setembro, um domingo. O endereço é o mesmo que sedia o hotel Rosewood São Paulo e do clube privado Soho House.
Para coroar a inauguração, o espaço – fruto de uma parceria entre a Cidade Matarazzo e o banco Bradesco – abrigará uma exposição do artista plástico britânico Anish Kapoor, um dos mais respeitados da arte contemporânea. O local tem 5000 metros quadrados, sendo que 2000 destes são reservados à sala de exposição.
A sala de exposição ficará sob os cuidados do curador Marcello Dantas, que deve dedicar a sua programação à cultura e aos artistas brasileiros. Além dela, a Casa Bradesco tem outros três ambientes interdisciplinares que mesclam arte, música, inovação e história.
A “Ali” é pensada para as crianças e a infância num modo geral. Nela, os pequenos poderão explorar as suas habilidades artísticas de forma lúdica, interativa e educativa; a “Acima” é uma espécie de laboratório, que promoverá a conexão de pessoas por meio de workshops, cursos, palestras e um clube criativo, e seleto, para 500 integrantes; já a sala “Abaixo” guarda diversos tipos de exposições artísticas, bem como uma programação diversificada e imersiva.
O arquiteto ítalo-francês Rudy Ricciotti é quem assina o projeto conceitual da Casa Bradesco. Em seu portfólio, há obras icônicas como o Departamento de Artes Islâmicas do Museu do Louvre e o Museu MuCEM, ambos na França. O escritório SPOL Architects, por sua vez, contribuiu com a tropicalização do conceito e o desenvolvimento do projeto final do novo centro cultural.