Policiais da Alemanha fazem vídeo sem calças para protestar contra a falta de uniformes

Policiais da Alemanha fazem vídeo sem calças para protestar contra a falta de uniformes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações da Deutsch Welle

Reprodução/Picture Alliance/DPolG Bayern

Publicado em 04/04/2024 às 21:33 / Leia em 2 minutos

Policiais da Baviera, estado no sul da Alemanha, escolheram um jeito incomum para protestar contra a escassez de uniformes. Em vídeo publicado nas redes sociais, dois policiais aparecem sem calças após afirmarem que esperam há meses pelos seus uniformes.

“A pior piada de 1º de abril de todos os tempos: polícia na Baviera ‘tira a roupa'” é o título da publicação feita pela divisão estadual do Sindicato da Polícia Alemã (DPolG) na segunda-feira (1º).

“Há quanto tempo você tá esperando?”, pergunta, no vídeo, um oficial dirigindo-se a uma colega na viatura. “Quatro meses. E você?”, rebate ela, ouvindo “seis meses” como resposta. Na sequência, a dupla desce do carro, e só aí nota-se que eles estão sem calças.

Jürgen Köhnlein, representante do sindicato, aparece em seguida no vídeo, afirmando que não há nada de engraçado na situação, e que a falta crônica de uniformes é um desrespeito.

“A polícia da Baviera está ‘tirando a roupa’ e pode, literalmente, acabar sem calças”, afirma Köhlein. Segundo o sindicalista, 21 itens que fazem parte do uniforme dos agentes – como bonés, casacos e calças – ou estão inteiramente indisponíveis, ou só são disponibilizados após meses de espera.

O sindicato convocou a Secretaria do Interior da Baviera a tratar do problema imediatamente, mesmo que isso implique em custos adicionais: “desde 2020, mal temos falado sobre problemas na qualidade dos uniformes, e sim sobre a indisponibilidade deles”.

Na quarta-feira (3), um porta-voz do ministério reconheceu a falta de uniformes, que atribuiu a problemas na cadeia de fornecedores, principalmente para peças especializadas, como calças multiuso de verão – o processo de compra foi terceirizado.

Agora, autoridades estaduais dizem que assumirão a logística de entrega dos uniformes.

Representantes da pasta apontaram ainda a pandemia de coronavírus e a guerra na Ucrânia como fatores adicionais que contribuíram para a escassez de uniformes, e afirmaram que um novo centro logístico entrará em operação na Baviera até 2030, tornando a força policial menos dependente de fornecedores externos.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe