Salvador recebe mais de 100 representantes internacionais em maio, durante reunião do G-20

Salvador recebe mais de 100 representantes internacionais em maio, durante reunião do G-20

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Igor Santos/SECOM

Publicado em 04/04/2024 às 11:07 / Leia em 2 minutos

Anunciada, em dezembro do ano passado, como uma das 13 cidades sede de reuniões temáticas do G-20, Salvador receberá mais de 100 representantes internacionais no dia 29 de maio. A informação foi confirmada por Celso França, diplomata e conselheiro do Itamaraty, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (4).

O encontro do G-20, grupo formado por ministros e chefes de bancos centrais de 19 países, deve ser realizado no Centro de Convenções de Salvador, na orla Boca do Rio. O da capital baiana é o terceiro evento do grupo, que tem o Brasil na atual presidência. A primeira reunião aconteceu no Rio de Janeiro, com ministros de Relações Exteriores, e a segunda teve como sede São Paulo, com a presença do ministro Fernando Haddad e ministros da Fazenda ou Economia de outros países, além dos presidentes de Bancos Centrais.

Durante a entrevista, Celso França ainda falou sobre a reabertura, em 2022, do escritório do Ministério das Relações Exteriores do Brasil na Bahia. A estrutura foi inaugurada em 2009, a pedido do então governador de Jaques Wagner (PT), e fechada durante a pandemia.

“O Itamaraty dispunha de um escritório em Recife para a região do Nordeste. Como a Bahia tem extensão territorial, importância política, potencial econômico e cultural, o Itamaraty se convenceu que seria justo abrir um escritório em Salvador dedicado especificamente para a Bahia”, lembrou o diplomata.

Na próxima semana, segundo França, uma missão precursora chegara à capital baiana para fechar detalhes da programação juntos às autoridades estaduais e municipais, inclusive para discutir oportunidades de atores da sociedade civil participarem de parte do evento.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia