Projeto de museu infantil no Centro Histórico de Salvador conquista prêmio nacional de arquitetura

Projeto de museu infantil no Centro Histórico de Salvador conquista prêmio nacional de arquitetura

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 06/11/2026 às 01:23

O projeto do Museu do Brincar, equipamento cultural previsto para o Centro Histórico de Salvador, conquistou o prêmio de melhor projeto de arquitetura na categoria Projeto Institucional, durante a 11ª edição do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (4).

Assinado pelo arquiteto Adriano Mascarenhas, do escritório Sotero Arquitetos, e coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto prevê a transformação do Solar Jonathas Abbott, imóvel histórico localizado na Rua do Tijolo, em um museu interativo dedicado ao universo infantil.

A proposta combina o restauro do casarão, que é tombado, com a construção de um anexo contemporâneo em madeira engenheirada. A integração entre a arquitetura histórica e a nova estrutura, além da funcionalidade dos espaços, está entre os aspectos destacados no reconhecimento do projeto.

O futuro museu será voltado à valorização do brincar como parte da cultura e do desenvolvimento infantil. O espaço deverá reunir acervos de brinquedos tradicionais, atividades lúdicas e experiências interativas que permitirão às crianças conhecer diferentes formas de brincar ao longo da história.

A proposta também prevê o uso de recursos tecnológicos para estimular a participação dos visitantes, criando um ambiente que combina memória, cultura e aprendizagem.

Projeto de museu infantil no Centro Histórico de Salvador conquista prêmio nacional de arquitetura

Patrimônio histórico e arquitetura contemporânea

Conforme já havia antecipado o Alô Alô Bahia, a Fundação Mário Leal Ferreira desenvolve o projeto de implantação do museu no antigo casarão da Sesp, no Centro Histórico.

A iniciativa prevê a recuperação do imóvel histórico por meio de uma intervenção arquitetônica que preserve suas características originais e incorpore novos espaços destinados às atividades culturais e educativas.

O projeto foi concebido para integrar a arquitetura contemporânea à estrutura existente, criando um equipamento voltado especialmente ao público infantil.

Projeto de museu infantil no Centro Histórico de Salvador conquista prêmio nacional de arquitetura

Reconhecimento nacional

Promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e pelo Grupo Saint-Gobain, o Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura reconhece projetos que se destacam pela qualidade arquitetônica, inovação, funcionalidade e contribuição para o desenvolvimento dos espaços construídos.

Em sua 11ª edição, a premiação destacou iniciativas que incorporam soluções contemporâneas, valorizam o bem-estar das pessoas e respondem a desafios de sustentabilidade e preservação.

Com o reconhecimento, o projeto do Museu do Brincar ganha destaque nacional antes mesmo de sua implantação em Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia