O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 900 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o Brasil entre as 8h e o meio-dia deste domingo (25), durante o segundo turno das Eleições 2026. O número representa 0,18% dos 499.248 equipamentos utilizados na votação.
Segundo o boletim da Justiça Eleitoral, há outras 48.815 urnas reservadas para substituição, caso seja necessário ao longo do dia.
São Paulo lidera o número de trocas, com 163 equipamentos substituídos. Na sequência aparecem Paraná, com 103; Rio de Janeiro, com 95; e Minas Gerais, com 75.
O TSE não detalhou as causas das substituições. Em geral, esse tipo de ocorrência está relacionado a falhas operacionais nos equipamentos.
No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, 1.904 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas em todo o país.
A legislação eleitoral prevê que, se a urna substituta também apresentar problemas, a votação poderá ser realizada por meio de cédulas de papel, como último recurso. Até o momento, porém, não houve necessidade de recorrer a esse procedimento nas eleições deste ano.
Neste domingo (25), mais de 158,7 milhões de eleitores estão aptos a votar no segundo turno para presidente da República. A disputa também ocorre para o governo em cinco estados — Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins — e no Distrito Federal.