Ana Elisa, deputada federal recém-eleita por Minas Gerais, denunciou ter recebido ameaças de morte e estupro durante a campanha para as Eleições 2026. As mensagens, segundo a parlamentar, foram enviadas por um homem através de um e-mail.
De acordo com Ana Elisa, o remetente teria se identificado como integrante de um grupo supremacista branco. Diante das ameaças, a equipe da deputada eleita informou que já tomou providências policiais e judiciais para tentar identificar o responsável pelo envio das mensagens.
“A internet não é território de impunidade. Registros técnicos podem permitir a identificação de quem utiliza o anonimato para ameaçar, perseguir ou intimidar. Esta candidatura não aceitará que racismo, ameaça, violência sexual ou violência política de gênero sejam tratados como parte normal da vida pública”, disse
Ainda segundo o comunicado, a tentativa de intimidar a parlamentar durante a disputa eleitoral será tratada por meio de denúncia e investigação. “A tentativa de intimidar uma mulher negra para afastá-la da disputa política será respondida com denúncia, investigação e responsabilização”, acrescentou a equipe.
Ana Elisa foi eleita deputada federal no último domingo (4) com mais de 524 mil votos, tornando-se a candidata do PT mais votada para a Câmara dos Deputados em todo o Brasil.