Boquira: conheça a cidade baiana que mais votou proporcionalmente em Lula no primeiro turno

Boquira: conheça a cidade baiana que mais votou proporcionalmente em Lula no primeiro turno

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

João Bertonie

Reprodução / PR/Ricardo Stuckel

Publicado em 05/10/2026 às 18:57

Lula (PT) recebeu 86,04% dos votos válidos para presidente em Boquira no primeiro turno das eleições de 2026, realizado neste domingo (4). Proporcionalmente, foi a cidade que mais votou em Lula no estado; para efeito de comparação, Salvador deu 65,26% dos seus votos ao atual presidente. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato somou 10.524 votos no município, com 100% das seções apuradas.

A 661km de Salvador, Boquira tem 19.322 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, distribuídos por aproximadamente 1.426 quilômetros quadrados. O município se emancipou de Macaúbas em 6 de abril de 1962, após o crescimento impulsionado pela exploração de chumbo na década de 1950.

A mineração marcou a trajetória econômica da cidade, mas atualmente a administração pública, os serviços e a agropecuária sustentam sua economia. Segundo levantamento da Caravela, atualizado em setembro de 2026 com dados públicos, a remuneração média dos trabalhadores formais é de cerca de R$ 2,4 mil mensais.

Na cultura, Boquira preserva tradições religiosas e populares, como os festejos de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do município, e o São João. Nas comunidades rurais, manifestações como reisado, samba de roda, repentes e cordel também integram a memória cultural local, segundo registros do portal Boquira em Ação.

Demais cidades que deram proporcionalmente mais votos ao PT no primeiro turno

O levantamento realizado com os arquivos do TSE também reúne os resultados de outros municípios baianos, como Andorinha (84,97%), Barra do Mendes (83,95%), Caetanos (84,78%), Glória (85,58%) e Itaguaçu da Bahia (85,49%).

Completam esse recorte Jussara (84,05%), Lamarão (85,64%), Monte Santo (84,39%) e Teodoro Sampaio (84,65%). Todos os percentuais correspondem aos votos válidos destinados a Lula, conforme os arquivos oficiais da Justiça Eleitoral.

O cálculo dos percentuais considera apenas os votos válidos para presidente, excluindo brancos e nulos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia