Após o encerramento da votação deste domingo (4), qualquer eleitor poderá acompanhar e fiscalizar a totalização dos votos. A orientação é do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Michel Kovacs, e vale para todo o país.
Assim que a votação termina, cada urna eletrônica imprime o Boletim de Urna (BU), documento que reúne o total de votos registrados, a votação de cada candidato e os números de votos brancos e nulos. O relatório também possui um QR Code e é impresso em cinco vias, que ficam disponíveis em local visível nas próprias seções eleitorais.
O eleitor pode usar o aplicativo Boletim na Mão para escanear o QR Code e acessar os dados registrados na urna. A funcionalidade também está disponível no e-Título, no menu “Mais opções”. É possível capturar os códigos de quantos boletins o eleitor quiser.
Depois, os dados podem ser comparados com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no portal de resultados. Dessa forma, o eleitor consegue conferir se os números dos boletins correspondem aos dados utilizados na totalização dos votos.