Salvador ganhou, nesta sexta-feira (2), um novo espaço dedicado à cultura, formação e qualificação profissional. O Centro Cultural Novo Mané Dendê foi inaugurado no bairro do Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, após investimento de R$ 34 milhões.
A inauguração contou com um espetáculo que reuniu cerca de 60 artistas das periferias de Salvador e teve participação especial do cantor Léo Santana, que nasceu no bairro de Boa Vista do Lobato, no Subúrbio.
Com cerca de 2,6 mil m², o equipamento conta com o Teatro Padre Gaspar Kuster, com capacidade para aproximadamente 270 pessoas, além de quatro camarins, pátio de exposições, sala de música, sala de corpo, sala de informática, duas salas multiúso e espaço destinado à leitura e acervo.
A programação deverá reunir apresentações musicais, teatro, dança, exposições e atividades de formação. O espaço será administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Uma das novidades é a parceria com o Balé Folclórico da Bahia, que desenvolverá atividades de formação artística e programação cultural no local. Entre as ações previstas estão o BFB Júnior, voltado à formação de crianças e adolescentes em dança e ginástica rítmica, além de oficinas de música, dança e teatro.
O centro cultural também receberá iniciativas como o Salvador Capital Afro e o Salvador Cidade das Crianças, além de ações destinadas ao fortalecimento da produção artística desenvolvida no próprio Subúrbio.
A proposta vai além da programação cultural. O equipamento terá atividades de qualificação profissional, inclusão digital, empregabilidade e geração de renda. Por meio do programa Treinar para Empregar, serão oferecidas capacitações relacionadas às demandas do mercado de trabalho.
Segundo a Prefeitura, moradores dos bairros impactados pelo projeto Novo Mané Dendê também participarão de conversas para a construção do modelo de gestão do novo espaço.
O Centro Cultural integra o projeto Novo Mané Dendê, que reúne intervenções de urbanização, saneamento, mobilidade, habitação, educação, cultura e lazer no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Veja fotos:





