Inspirada na Lavagem do Bonfim, Lavagem de Madeleine reúne milhares de pessoas nas ruas de Paris

Inspirada na Lavagem do Bonfim, Lavagem de Madeleine reúne milhares de pessoas nas ruas de Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

@nicfilmes

Publicado em 14/09/2026 às 07:45

A cultura afro-brasileira tomou conta das ruas de Paris neste domingo (13), durante a 25ª edição da Lavagem de Madeleine. Inspirado na tradicional Lavagem do Bonfim, de Salvador, o evento reuniu milhares de pessoas e mais de 700 artistas em um cortejo com música, dança, fé e ancestralidade.

A concentração começou pela manhã na Place de la République, de onde o público seguiu em direção à Igreja de La Madeleine. Baianas vestidas de branco, grupos de percussão, maracatu, capoeira e escolas de samba fizeram parte do percurso pela capital francesa.

Inspirada na Lavagem do Bonfim, Lavagem de Madeleine reúne milhares de pessoas nas ruas de Paris

No trio elétrico, Mariene de Castro e Robertinho Chaves comandaram a festa, que teve ainda participações dos baianos Jau e Gildaa. O DJ Uran Rodrigues também participou da programação, enquanto a cantora lírica Lorena Pires se apresentou na Igreja de Madeleine em um momento dedicado à música e à espiritualidade.

Criada em 2002 pelo multiartista Roberto Chaves, o Robertinho, a Lavagem de Madeleine nasceu inspirada na festa realizada anualmente em Salvador e se consolidou como uma das celebrações da cultura afro-brasileira na capital francesa.

“Quando começamos, em 2002, queríamos levar para Paris a força da cultura brasileira e, principalmente, a riqueza da nossa cultura afro-brasileira. Hoje, ver artistas, de diferentes grupos e manifestações, ocupando as ruas da cidade é a confirmação de que essa história ganhou vida própria e atravessou fronteiras”, afirmou Robertinho.

Inspirada na Lavagem do Bonfim, Lavagem de Madeleine reúne milhares de pessoas nas ruas de Paris

Nesta edição, a programação também prestou homenagem ao samba, reunindo manifestações culturais brasileiras e artistas de diferentes gerações.

O cortejo saiu da Place de la République e seguiu até a Igreja de La Madeleine, onde acontece simbolicamente a lavagem das escadarias. A celebração integra a programação oficial da cidade de Paris e, segundo a organização, faz parte da Rota dos Escravizados da Unesco.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia