O feriado prolongado de 7 de Setembro deve ser marcado por mudanças nas condições do tempo em diferentes regiões da Bahia. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a passagem de frentes frias deve aumentar a possibilidade de chuva principalmente em Salvador, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo, Baixo Sul, Sudoeste e Extremo Sul.
A instabilidade, no entanto, não deve atingir todo o estado da mesma forma. Enquanto algumas regiões terão períodos de chuva e nebulosidade, o interior da Bahia continuará enfrentando temperaturas elevadas, com máximas que podem chegar aos 40°C durante o feriado.
Nesta sexta-feira (4), os efeitos da passagem de uma frente fria pelo litoral baiano ainda influenciam o tempo. Em Salvador, na Região Metropolitana, no Recôncavo e no Sudoeste, a previsão aponta para chuva fraca a moderada. Também existe possibilidade de precipitações em alguns pontos da Chapada Diamantina.
No Oeste e em áreas do Vale do São Francisco, o cenário pode ser de pancadas isoladas de chuva, algumas acompanhadas de descargas elétricas. Nas demais regiões da Bahia, o tempo deve apresentar variação de nebulosidade, sem expectativa de chuva significativa.
Já no sábado (5), a atuação de um cavado, sistema relacionado a uma perturbação na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera, deve favorecer a formação de pancadas rápidas e isoladas. A possibilidade de chuva aumenta especialmente no Baixo Sul, em Salvador, na RMS, no Recôncavo e em áreas do Sudoeste.
No Oeste e no Vale do São Francisco, as instabilidades devem perder força. O sol aparece entre períodos de nebulosidade, embora ainda possam ocorrer chuvas isoladas, principalmente na porção norte dessas regiões.
A previsão muda novamente no domingo (6), quando uma nova frente fria deve se aproximar pelo Extremo Sul da Bahia. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia principalmente nas áreas próximas à divisa com o Espírito Santo. Em Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo e Baixo Sul, são esperadas chuvas isoladas intercaladas por períodos de melhoria.
No Oeste, as condições locais também podem favorecer pancadas isoladas, algumas acompanhadas de trovoadas. Nas demais áreas do estado, o tempo deve alternar entre períodos de sol e nebulosidade, com baixa possibilidade de chuva.
Na segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, a atuação do sistema frontal deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade no Extremo Sul e em parte do Baixo Sul. Em Salvador e no Recôncavo, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas a qualquer hora do dia.
O Oeste também deve registrar pancadas isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Nas demais regiões da Bahia, a tendência é de variação de nebulosidade, sem previsão de chuva significativa.
Apesar da influência das frentes frias, o calor continuará intenso no interior do estado. As temperaturas mais altas devem ser registradas principalmente no Oeste e no Vale do São Francisco. Em Ibotirama, os termômetros podem chegar aos 40°C na sexta-feira (4), no domingo (6) e na segunda-feira (7). Em Barra, a máxima pode alcançar 39°C, enquanto Remanso deve registrar até 37°C.
Em Salvador, as temperaturas devem variar entre 22°C e 32°C durante o período. Já na Chapada Diamantina e no Sudoeste, as madrugadas continuam mais amenas. Morro do Chapéu e Piatã podem registrar mínimas de 14°C.
A instabilidade deve continuar na terça-feira (8), principalmente no Baixo Sul e no Extremo Sul. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, ainda há possibilidade de chuvas rápidas e passageiras. No Oeste, permanecem as condições para pancadas isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas.
Nas demais regiões da Bahia, a previsão indica sol entre períodos de nebulosidade e baixa possibilidade de chuva. Assim, quem pretende viajar ou aproveitar o feriado prolongado deve ficar atento às mudanças nas condições meteorológicas, já que o estado terá cenários bastante diferentes entre o litoral e o interior.