A preparação da Seleção Brasileira para o duelo contra a Escócia ganhou um reforço importante nesta segunda-feira (23). Recuperado da lesão que o afastou das duas primeiras partidas do Brasil na Copa do Mundo, Neymar participou do primeiro treinamento tático da semana ao lado de todo o elenco e voltou a ficar à disposição da comissão técnica.
Foi a segunda atividade completa do camisa 10 integrada ao grupo desde a chegada da delegação aos Estados Unidos. Diferentemente do trabalho anterior, quando alguns atletas realizaram atividades específicas de controle de carga e permaneceram na academia, desta vez todos os jogadores participaram normalmente das atividades em campo.
Apesar da recuperação, a tendência é que Neymar inicie a partida contra a Escócia entre os reservas. A definição da equipe titular ainda depende das escolhas de Carlo Ancelotti, que também precisa encontrar uma solução para a ausência de Raphinha.
Neymar celebra retorno aos treinamentos
Nas redes sociais, o atacante comemorou a volta às atividades após o período de recuperação.
“Gratidão meu Deus. Feliz demais!”, escreveu ao compartilhar uma imagem durante o treinamento.
Neymar está totalmente recuperado da lesão de grau 2 na panturrilha direita, problema que o impediu de participar dos dois primeiros compromissos do Brasil no torneio.
A reintegração ao grupo também foi celebrada pelos companheiros.
“Estamos todos muito felizes com a volta do Neymar. É um cara importantíssimo para a nossa seleção, que tem uma história linda e que pode nos ajudar muito. Espero que ele possa estar em campo nos ajudando o quanto antes”, afirmou Lucas Paquetá.
Mesmo afastado da Seleção desde 2023, o atacante chegou ao Mundial após uma temporada de retomada no Santos.
Em 2026, Neymar disputou 15 partidas, marcou seis gols e distribuiu quatro assistências. Ao todo, acumulou 1.265 minutos em campo, média de 84,3 minutos por jogo quando esteve disponível.
Ancelotti busca substituto para Raphinha
Além da situação de Neymar, a comissão técnica acompanha a recuperação de Raphinha, que está fora do confronto diante da Escócia.
A Confederação Brasileira de Futebol informou no sábado (20) que o atacante sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita. O problema foi identificado após exames realizados depois de o jogador deixar o campo ainda no primeiro tempo da partida contra o Haiti sentindo dores na região.
Com a ausência confirmada, Carlo Ancelotti avalia alternativas para ocupar a vaga no setor ofensivo. Entre os candidatos aparecem Luiz Henrique, Rayan, Endrick e Martinelli.
Segundo informações apuradas pelo jornal O Globo, a CBF não trabalha com a possibilidade de corte do atleta e mantém expectativa de recuperação durante a disputa da Copa do Mundo.
“O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da Seleção Brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível”, informou a entidade.
Recuperação pode levar até duas semanas
A previsão é que Raphinha retorne aos treinamentos entre 10 e 15 dias. Com esse prazo, o atacante também corre risco de ficar fora do primeiro compromisso da Seleção Brasileira na fase eliminatória, caso o time avance às oitavas de final.
O histórico recente do jogador também preocupa. A lesão atual ocorreu na mesma coxa direita que já causou outros problemas físicos ao atacante em compromissos anteriores com a Seleção.
Na última temporada, Raphinha enfrentou quatro lesões semelhantes na mesma região.