A Estação da Lapa passou a contar com uma usina fotovoltaica instalada nos telhados do terminal. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (7) em parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba.
Segundo a gestão municipal, a estrutura deve gerar economia de cerca de R$ 11 mil mensais na conta de energia elétrica, com impacto direto na operação do sistema BRT e em outros equipamentos públicos da cidade.
A inauguração ocorreu na Estação BRT Clériston Andrade e contou com a presença do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, do secretário de Gestão, Alexandre Tinoco, além de representantes da concessionária.
De acordo com a prefeitura, a usina tem capacidade de geração de aproximadamente 320 MWh por ano e potência instalada de 194,81 kWp, formada por 322 módulos fotovoltaicos. A expectativa é que a economia anual na Estação da Lapa chegue a R$ 120 mil.
Segundo Pablo Souza, a energia produzida pelas placas solares também poderá compensar o consumo de outros equipamentos públicos, como o Elevador Lacerda e planos inclinados da cidade.
Além da Lapa, o programa já implantou usinas solares nos terminais Cidadela, Hiper, Itaigara e Pituba. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Segundo a prefeitura, a usina da Lapa é a segunda maior instalada em telhados de prédios públicos de Salvador, atrás apenas da Casa da Mulher.