Governo avalia zerar imposto sobre combustível de aviões para conter alta nas passagens

Governo avalia zerar imposto sobre combustível de aviões para conter alta nas passagens

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Arquivo

Publicado em 06/04/2026 às 15:00 / Leia em 2 minutos

O Ministério de Portos e Aeroportos estuda zerar os impostos federais (PIS/Cofins) sobre o querosene de aviação (QAV) como parte de um pacote de medidas para conter a alta no preço das passagens aéreas.

A proposta foi confirmada pelo ministro Tomé Franca e integra um conjunto de ações apresentado ao Ministério da Fazenda. A expectativa é reduzir os custos das companhias aéreas diante da pressão recente sobre o setor.

Segundo especialistas, o valor das passagens pode subir até 20% em função do aumento no preço do combustível, considerado um dos principais custos da aviação.

Entre as propostas discutidas pelo governo estão a criação de linhas de crédito para companhias aéreas, com recursos do Tesouro, por meio do Banco do Brasil, com limite de até R$ 400 milhões e prazo de pagamento até o fim do ano; a zeragem da cobrança de PIS/Cofins sobre o querosene de aviação; e a postergação do pagamento de tarifas de navegação aérea à Força Aérea Brasileira.

A tarifa de navegação aérea é cobrada pelo uso de serviços e sistemas de controle do espaço aéreo brasileiro.

Uma reunião entre representantes dos ministérios está prevista para esta terça-feira (7), quando devem ser definidas as medidas a serem adotadas.

O aumento nos custos do setor também está ligado ao cenário externo. A Petrobras anunciou reajuste superior a 50% no preço do querosene de aviação vendido às distribuidoras neste mês.

A alta acompanha a valorização do petróleo no mercado internacional, impulsionada pela escalada da guerra no Oriente Médio, envolvendo Estados Unidos e Israel contra o Irã.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia