Depois de mais de 24 horas de atuação ininterrupta, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia concluiu na tarde desta segunda-feira (2) o rescaldo no imóvel atingido por uma explosão seguida de incêndio no bairro do Stiep, em Salvador. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (27).
Mesmo com o encerramento do rescaldo, as equipes seguem monitorando a área. Segundo o tenente-coronel Allan Guanais, ainda há ações a serem realizadas em conjunto com outros órgãos. Ele destacou que o rescaldo é uma etapa fundamental da operação, pois consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes, prevenindo reignições e garantindo a segurança do local.
Ao todo, mais de 50 bombeiros militares e 17 viaturas foram empregados na ocorrência. As equipes atuaram no combate às chamas, na evacuação da edificação e no atendimento às vítimas. Durante a operação, foram utilizados pelo menos 32 mil litros de água.
No total, 16 pessoas precisaram de atendimento, sendo 12 moradores do imóvel e quatro bombeiros militares. Quatro vítimas foram atendidas no local e liberadas. As outras 12 foram encaminhadas para unidades de saúde por ambulâncias do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, o 12º BBM Salvar, e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A ocorrência contou ainda com o apoio das polícias Militar e Civil, além de equipes do Departamento de Polícia Técnica, técnicos da Defesa Civil de Salvador e prepostos da Guarda Civil Municipal de Salvador, que seguem acompanhando os desdobramentos e contribuindo com as medidas necessárias no local.