A Prefeitura de Salvador ficou em 1º lugar no ranking de engajamento nas redes sociais em 2025 entre perfis oficiais de governos municipais e estaduais de todo o Brasil. Segundo levantamento do SocialMediaGov, plataforma independente que monitora métricas de páginas de instituições públicas em todo o país, a capital baiana teve mais de 12,6 milhões de interações. Considerando apenas perfis de prefeituras, Salvador ficou em primeiro lugar com quase 4 milhões de interações a mais que o Rio de Janeiro, que aparece em segundo lugar na lista. Curitiba, Recife e Niterói fecharam o top 5 em 2025.
No ranking geral do SocialMediaGov, que considera todas as instituições públicas do país, Salvador só fica atrás de redes sociais ligadas ao governo federal. TV Brasil, Governo do Brasil e EBC formam o top 3. A capital baiana foi o 10º perfil com mais interações em 2025, sendo a única instituição no top 10 que não está ligada à União.
A secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal, comentou que o trabalho nas redes é mesmo focado em expandir a interação para além da cidade: “Nos dados gerais, nós só ficamos atrás de perfis institucionais do Governo Federal, ou seja, que falam com o Brasil inteiro. A Prefeitura de Salvador acaba sendo mesmo um perfil que, além de falar com os cidadãos de Salvador e da Bahia, procura falar com pessoas de todo o Brasil”, disse. “É muito gratificante ter, por mais um ano, esse resultado de liderança no SocialMediaGov, que é um instituto independente que monitora todas as instituições públicas do Brasil e é a grande referência na área”, completou.
O diretor de Comunicação Digital da Secom, PV Bispo, exaltou o sucesso da estratégia que Salvador adota: “A gente tem um trabalho muito focado na interação, entendendo que as redes sociais hoje são o principal ponto de contato direto entre a Prefeitura e o cidadão. Então, além de mostrar a cara de Salvador, além de mostrar o que a gestão está fazendo pela população, como as novas obras e novos programas, as redes também são um ponto para ouvir o que as pessoas falam sobre a cidade e trazer soluções para isso”, disse.
“Eu acredito que esse resultado de liderança no país inteiro entre instituições municipais e estaduais evidencia, também, o quanto a gestão está preocupada em ouvir e conversar com os cidadãos de Salvador sobre a cidade. Não é o primeiro ano que a gente fica na liderança do ranking do SocialMediaGov, e creio que isso mostra um trabalho que vem de muito tempo e que está bem consolidado”, acrescentou PV Bispo.