Entre os dias 4 e 11 de março, a ancestralidade e a cultura afro-brasileira estarão no centro da programação da 5ª edição do Festival do Dendê, idealizado pela chef Solange Borges, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento reúne mais de vinte chefs nacionais e internacionais em torno da culinária do dendê, do urucum e da mandioca, exaltando o fruto da palmeira originária da África como elemento vivo da história e da identidade da Bahia.
Nesta edição, nomes como Alex Atala, Axel Mbetcha, Marie Joseǵe e Sandra Rocha Evanoff se juntam à anfitriã para uma programação que atravessa a sede de Camaçari, Monte Gordo e o Quilombo do Kaonge. O festival integra o projeto Culinária de Terreiro, que atua há 12 anos na região da Agrovila Pinhão Manso, fortalecendo saberes tradicionais e a agricultura familiar.
As cozinhas camaronesa, nigeriana, marfinense, colombiana e brasileira se encontram em pratos preparados no pilão e no fogão a lenha. Além dos convidados internacionais, participam cozinheiras como Débora Cavalcanti, Adenike Abisola Adefila, Olivia de Souza, Antonuela Ariza e Elsis Valencia, além de chefs como Alex Gregory, Matuto Fire, Ídolo Giusti, TCris, Leonela Borges, Marina Silva e a dupla Maiara Luz e Rafa Sampoliver.

Chef Solange Borges está à frente do projeto | Foto: Fernanda Maia
A programação inclui vivências com produtores locais, cozinhas-show, palestras, atrações musicais, plantio de mudas, incluindo a de dendê, e experiências culturais no Quilombo do Kaonge e no Bangariô. Um dos destaques é a Trilha do Dendê Agrovila Pinhão Manso, no dia 8 de março, com corrida e caminhada ao amanhecer, seguida de alimentação pós-prova assinada por chefs do festival, carne defumada ao vivo, beijú da Casa de Farinha e apresentações musicais.
A cerimônia de abertura, no dia 4, acontece na Cidade do Saber, com lançamento oficial do evento e do livro “Festival do Dendê”, além de noite de autógrafos e homenagens a partir das 18h30. Já no dia 10, o Encontro de Saberes e Sabores retorna como atividade gratuita no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), promovendo integração entre instituições parceiras.
O encerramento, no dia 11 de março, será marcado por jantar especial no Restaurante Culinária de Terreiro, no Shopping Boulevard, em Camaçari, com a presença de Alex Atala, primeiro chef a conquistar duas estrelas Michelin no Brasil, ao lado de Solange Borges e outros convidados.

Alex Atala é confirmado mais uma vez no evento | Foto: Marcus Steinmayer
Para Solange, o lançamento do livro simboliza um marco na trajetória do festival. “Quando fiz meu TCC na faculdade, escrevi sobre a representação do candomblé nos livros didáticos, mas naquela época, não encontrei nenhum autor negro que tratasse do tema. Entreguei meu TCC com isso em mente, e desde lá, tenho incentivado as pessoas a escrever suas próprias histórias. Precisamos registrar nossos saberes, assumir o protagonismo e construir as nossas próprias narrativas. Daí veio a vontade de fazer um livro com as receitas do festival, contar como tudo foi criado e construído. Já chega de sermos apenas citados, sem que haja o verdadeiro protagonismo das comunidades. Cada vez mais acredito que é preciso ocupar esse lugar de autoria e memória”, comenta.
Alex Atala, que conversou com o Alô Alô Bahia sobre sua relação com o estado na última edição do evento, também destaca o impacto sociocultural do projeto. “Conhecer a chef Solange Borges me faz entender de novo que existe, sim, um caminho sociocultural no trabalho dela. Dar meu apoio a isso redobra o prazer de estar na Bahia, além de mostrar pra Salvador que coisas incríveis acontecem nos arredores, muitas vezes invisíveis. Acredito que o apoio de chefs ao trabalho da Solange pode abrir caminho para outras boas atitudes e podem inspirar pessoas a começarem novos trabalhos”, afirma.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial @festivaldodende.