Vale do São Francisco ganha ebook gratuito sobre produção, terroir e vinhos da região

Vale do São Francisco ganha ebook gratuito sobre produção, terroir e vinhos da região

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 03/02/2026 às 13:54 / Leia em 3 minutos

O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf) lançou um ebook gratuito que reúne informações atualizadas sobre a vitivinicultura da região, considerada uma das mais singulares do Brasil. O material apresenta dados sobre produção, variedades de uvas, áreas cultivadas e perfis das empresas que atuam no Sertão, além de promover uma imersão nas paisagens da caatinga e nas histórias que ajudam a definir a identidade do território.

De acordo com o diretor executivo do Vinhovasf, Rodrigo Fabian, o ebook nasce a partir de uma demanda do próprio setor. “Esta é uma ferramenta singular para profissionais do setor, estudantes, educadores, comunicadores, enoturistas e, claro, os apaixonados pelos vinhos brasileiros”, destaca o diretor executivo do Vinhovasf, Rodrigo Fabian.

Intitulado “Vinhos Vale do São Francisco”, o ebook tem 38 páginas e conta com curadoria e produção de conteúdo do enólogo Euclides Neto e da jornalista Paula Theotonio, além de uma seleção especial de fotografias. O material foi elaborado a partir de pesquisas e entrevistas com vinícolas e instituições parceiras, como a Embrapa Semiárido e o IF-SertãoPE. Ainda em 2026, a publicação deve ganhar uma edição em inglês, voltada ao mercado internacional.

“Este é o primeiro dos nossos projetos que visam a comunicar com clareza a força do Vale do São Francisco, hoje segunda maior produtora de vinhos e derivados da uva do Brasil”, ressalta. O download do ebook é gratuito.

Localizado entre Bahia e Pernambuco, às margens do rio São Francisco e inserido no bioma caatinga, o Vale do São Francisco se destaca como um terroir único. Atualmente, as empresas da região processam cerca de 90 milhões de toneladas de uvas destinadas à produção de vinhos finos e de mesa, tranquilos, frisantes e espumantes, além de sucos e outros derivados. Desde 2022, os melhores vinhos e espumantes da região passaram a ser reconhecidos pela Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF).

A IP-VSF é a primeira do mundo a englobar vinhos finos e espumantes elaborados em zonas tropicais, onde é possível mais de um ciclo vegetativo da videira por ano, característica que difere das regiões de clima temperado. No Vale, esse cenário é viabilizado pela irrigação e pelo clima tropical semiárido, com temperaturas elevadas que permitem a produção de uvas e vinhos durante todo o ano, com até duas safras e meia por videira, além da possibilidade de colheitas escalonadas em diferentes áreas dos vinhedos.

Essa indicação geográfica também foi a primeira do Brasil fora da região Sul e a integrar municípios de dois estados: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, além de Casa Nova e Curaçá, na Bahia. Em função da grande extensão territorial e das particularidades de cada safra, os vinhos do Vale do São Francisco apresentam ampla diversidade de estilos, que vão de brancos leves e aromáticos a rótulos mais estruturados, com passagem por barrica, além de rosés variados, tintos jovens ou mais encorpados, aptos ao envelhecimento. Os espumantes seguem a mesma diversidade, indo dos mais jovens aos maturados, de extra-brut a moscatéis. Os rótulos com o selo da IP Vale do São Francisco já estão disponíveis no mercado brasileiro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia