A perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia constatou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas na cidade de Ribeira do Pombal. Além disso, a análise laboratorial confirmou a presença da substância nas amostras de sangue das vítimas.
A Secretaria da Saúde do Estado, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, adotou imediatamente o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde nestas circunstâncias.
As seis mulheres e o homem que apresentaram os sintomas de intoxicação pela substância receberam o tratamento no Hospital Geral Santa Tereza, além do antídoto, nos casos em que havia indicação. A maioria teria se intoxicado no domingo (28), durante uma comemoração de noivado, após consumirem um coquetel preparado com vodka. A Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com a Polícia Civil, localizou e interditou o estabelecimento que comercializou a bebida.
Diante do ocorrido, a Sesab orienta que toda a população baiana reforce, especialmente neste período de festividades, os cuidados na compra e consumo de bebidas destiladas, certificando-se da procedência, da não violação das embalagens e selos de segurança e da idoneidade dos estabelecimentos comercializadores destas bebidas.