As chuvas continuam intensas em Salvador nesta quarta-feira (22), com destaque para os bairros de Valéria, Nova Constituinte e Paripe, que registraram os maiores volumes acumulados nas primeiras horas do dia, segundo boletim divulgado no início da manhã pela Codesal (Defesa Civil de Salvador).
Valéria registrou 12,6 mm de chuva entre a meia-noite e as 6h da manhã, seguido de Nova Constituinte (11,2 mm) e Paripe (11 mm). Outros bairros com altos índices no período foram Fazenda Coutos (10,4 mm), Barro Duro (10,0 mm) e Coutos (9,8 mm).
Mesmo com o volume concentrado nas últimas horas, os acumulados do mês já ultrapassam a média climatológica de outubro, que é de 91,0 mm. O total mensal mais elevado foi registrado em Boca da Mata (192 mm), seguido por Nova Brasília (172 mm) e Barro Duro (165,2 mm), números que indicam um mês bem mais chuvoso que o normal.
Temperaturas continuam baixas em Salvador
Os termômetros também registraram variação leve entre terça (21) e quarta-feira (22). A temperatura chegou a 20,1ºC na estação de Valéria – EMBASA, pouco abaixo da registrada no Barro Duro (20,3º C) e em Canabrava, nas imediações do Barradão (20,5ºC). Nesta quarta (22), as mínimas registradas, segundo a Codesal, foram 20,6ºC e 20,7ºC, em Valéria e no Barro Duro, respectivamente.
A leve queda nas temperaturas máximas reflete o céu nublado e o vento úmido, que seguem predominando sobre a capital, sob influência da frente fria que permanece atuando sobre o litoral da Bahia. De acordo com a Defesa Civil, Salvador deve manter o padrão de chuvas intermitentes e temperaturas amenas nos próximos dias. O acumulado elevado e os ventos fortes pedem atenção redobrada para áreas de risco e encostas.
Previsão do tempo para Salvador nesta quarta-feira (22)
Nesta quarta (22) e quinta (23), o cenário segue parecido, com ventos entre 47 e 48 km/h e temperaturas entre 21°C e 27°C e 90% de chance de precipitação.
Só a partir de sexta-feira (24) que o tempo começa a melhorar, mas ainda com chances altas – 70% – de probabilidade de chuva. Os ventos dão uma moderada, com rajadas de 23 km/h e a temperatura mínima pode chegar a 20°C. No sábado (25), a chance de chuva se mantém em 70%, com ventos de 22 km/h e máxima de 28°C.
No domingo (26), o sol deve voltar a aparecer. O dia terá apenas 20% de chance de chuva com temperaturas entre 22º C e 30°C.