A Bahia foi atingida por mais de 73 mil raios em um intervalo de apenas 48 horas. O dado foi divulgado pela Climatempo em parceria com a Neoenergia Coelba, com base no monitoramento realizado entre o último domingo (19) e segunda-feira (20). A previsão é que o mau tempo persista durante a semana em diversas regiões, principalmente no litoral do estado.
De acordo com as concessionárias, os temporais registrados têm provocado quedas de vegetação e arremesso de objetos sobre a rede elétrica, causando instabilidades no fornecimento de energia. Em Ilhéus, por exemplo, placas metálicas foram lançadas sobre os cabos. Já em Porto Seguro, Vitória da Conquista e Irecê, árvores de grande porte caíram sobre a fiação.
Além dos danos diretos ao sistema, as fortes chuvas também deixaram vias alagadas e bloqueadas em vários municípios, dificultando o acesso das equipes de manutenção.
Veja as orientações de segurança da Neoenergia Coelba:
- Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Coelba pelo número 116.
- Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Coelba (116) e para o Corpo de Bombeiros (193).
- Procure abrigo seguro, longe de janelas e portas metálicas, durante tempestades.
- Evite subir em telhados ou fazer reparos elétricos na chuva, como instalação de antenas.
- Em caso de alagamento, desligue o disjuntor geral e retire os aparelhos das tomadas.
Leia também:
Ver essa foto no Instagram