Mais de 73 mil raios caíram na Bahia entre domingo (19) e segunda-feira (20), de acordo com levantamento da Climatempo e da Neoenergia Coelba. O número foi registrado em meio a uma sequência de temporais, ventanias e chuvas intensas que devem continuar ao longo da semana, especialmente nas regiões litorâneas e sul do estado.
As tempestades provocaram queda de árvores, alagamentos e danos à rede elétrica em várias cidades. Em Ilhéus, no sul do estado, placas metálicas foram lançadas sobre os cabos de energia. Já em Porto Seguro, Vitória da Conquista e Irecê, árvores de grande porte caíram sobre as estruturas. A forte chuva também deixou ruas bloqueadas e dificultou o trabalho das equipes de emergência.
Devido ao aumento das ocorrências, a Neoenergia Coelba ampliou o número de técnicos em campo e segue priorizando o restabelecimento de energia em serviços essenciais, como unidades de saúde e abastecimento de água.
Especialistas alertam que o alto número de descargas elétricas é comum nesta época do ano, com a chegada da primavera e o aumento da umidade e das temperaturas, fatores que favorecem a formação de nuvens de tempestade.