Saiba quais são os bares e restaurantes que movimentam os terraços de hotéis em Salvador

Saiba quais são os bares e restaurantes que movimentam os terraços de hotéis em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 26/05/2024 às 12:01 / Leia em 6 minutos

Nova York sempre foi vanguardista. Não à toa, foi lá na Big Apple que a cultura de bares e restaurantes em terraços começou a ganhar popularidade, ainda na década de 1920. Moda que foi retomada com força nos últimos anos, quando muitos edifícios adaptaram estes espaços para criar ambientes de entretenimento que oferecem vistas panorâmicas da cidade, atmosfera exclusiva e, é claro, bons drinks. Em Salvador, esta tendência bem-vinda se consolidou recentemente, principalmente em hotéis. Saem os prédios de Manhattan e entra o cenário local, com direito a sempre impactante Baía de Todos-os-Santos e o Rio Vermelho, entre outras vistas da cidade. Confira a seguir algumas opções na capital baiana, em reportagem especial do Alô Alô Bahia:

 

Fera Palace

JLcoshx.md.jpg

Fera Palace Hotel

A região da Rua Chile, no Centro Histórico, tem opções para quem quer desfrutar desses espaços. Um dos mais icônicos é o rooftop do Fera Palace Hotel. Exclusivo para hóspedes, com exceção dos períodos em que são realizados eventos privados, funciona de domingo a quarta, das 10h às 19h, e de quinta a sábado, das 10h às 23h, e comporta 200 pessoas em formato de coquetel. Durante o dia, o menu oferece comidas mais leves, como snacks e saladas, e drinks autorais – além da tradicional moqueca. Durante à noite, de quinta a sábado, há no Fera Rooftop – aberto ao público – um jantar degustação, com capacidade para 18 pessoas, com menu elaborado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, sempre voltado para a culinária do mediterrâneo. Atualmente, os pratos são inspirados na cozinha espanhola.

De acordo com Antonio Mazzafera, CEO da Fera Investimentos, logo que o imóvel do antigo Palace Hotel foi adquirido, a estrutura da década de 1930 foi adaptada para tornar a ideia do rooftop viável, com direito à construção uma piscina de 25 metros decorada com azulejos portugueses. “Foram abertos todos os 750 pilares originais para reforçar a estrutura do prédio. O rooftop foi pensado como um espaço para proporcionar descanso e conforto aos hóspedes, aproveitando a vista belíssima que temos para a Baía de Todos-os-Santos”, conta.

No início deste ano, o rooftop do Fera ganhou uma nova roupagem através de uma colaboração inédita com a Le Lis, com direito a tendas, almofadas, estofamento das espreguiçadeiras e cadeiras, além das toalhas da piscina, que passaram a ter assinatura da marca. De modo geral, no rooftop são realizados eventos corporativos e sociais, como o coquetel de boas-vindas do Festival Liberatum, que teve como convidadas as atrizes Viola Davis e Angela Basset, entre outros ícones da cultura mundial. “Já temos confirmada a festa do próximo Réveillon”, revela Mazzafera.

 

Atarah, no Gorges Hotel

JLcumbe.md.jpg

Atarah Rooftop

Perto dali funciona o bar e restaurante Atarah, localizado no topo do Gorges Hotel Residence, também na Rua Chile, prédio da década de 1950 que recebeu a Mostra Conceito Hotéis, projeto comandado pela empresária Andrea Velame em 2023 e que também integra a lista de iniciativas de revitalização de espaços da cidade comandada pela Fera Investimentos.

Inaugurado no ano passado, o Atarah Rooftop tem menu assinado pela chef Hosana Menezes, focado na cozinha mediterrânea e sabores do Brasil. Para completar, oferece uma seleção exclusiva de vinhos e drinks criados pelo mixologista Lucas Barbosa. “O nome ‘Atarah’ pode evocar tanto a figura da ‘coroa’ ou ‘ser elevado’, fazendo um aceno para o conceito do espaço, que se destaca não apenas como um rooftop, mas pela qualidade e exclusividade “, explica Mateus Almeida, um dos sócios, ao lado dos empresários Felipe Pondé, Gustavo Lessa, Fernando Tavares, Rafael Dias e Mauricio Azevedo. O time de empresários já planeja uma agenda com festas de Réveillon e Carnaval no lugar, que possui dois ambientes.

 

Fasano

JLcAoXa.md.jpg

Fasano Salvador

Sétimo empreendimento hoteleiro do Grupo Fasano, o Hotel Fasano Salvador foi o primeiro instalado em um edifício histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia. Localizado em um prédio construído na década de 1930 localizado na Praça Castro Alves, está debruçado para a Baía de Todos-os-Santos, o que garante a seu rooftop uma vista inigualável.

Com uma atmosfera descontraída, o bar da piscina é um ponto de encontro do lugar, que oferece uma extensa carta vinhos e drinks, além de entradas e pratos leves. “A gente abriu há pouco tempo o nosso rooftop, com reserva de quinta a sábado, para que as pessoas da cidade também possam frequentar. A gente tem sempre um DJ tocando e a pessoa pode vir tomar um drink”, explicou o sócio-diretor do Fasano Salvador, Constantino Bittencourt, em entrevista ao Alô Alô Bahia.

 

Canto Hotel Boutique

Charmoso, o Canto Hotel Boutique é uma pequena joia de design encrustada no Rio Vermelho. Assim como seus outros ambientes, o rooftop tem decoração apurada, piscina, uma bela vista para o mar da região e menu com carta de drinks autorais e gastronomia contemporânea. De quarta a sábado, o espaço é aberto ao público a partir das 17h e conta com programações especiais.

 

138 Rooftop, no The Hotel

JLcRY3Q.md.jpg

138 Rooftop

Perto dali, na Barra, o The Hotel também aderiu à tendencia do rooftop. Seu espaço, para 50 pessoas, é uma extensão do 138 The Bar e 138 The Restaurant, que funcionam no térreo do empreendimento. A vista urbana traz um cenário diferente para o público, principalmente no pôr do sol. Por lá, a programação funciona em eventos criados pelos sócios, o empresário Alfredo Farani e o chef Léo Grimaldi, como o RoofWine e o El Gato Negro Session, que movimentaram o lugar recentemente, além dos eventos privados – aniversários, casamentos e corporativos (a casa não cobra aluguel).

 

Rooftop.27, no Hotel Intercity Salvador

JLcRrPf.md.jpg

Rooftop.27


Petiscos exclusivos, carta de drinks sob medida, ambiente charmoso e uma vista panorâmica para a cidade. Esses são os atributos do Rooftop.27, empreendimento que abrir as portas em agosto do ano passado, no 27° andar do Hotel Intercity Salvador, no Caminho das Árvores. Espécie de refúgio urbano para quem quer relaxar e descontrair, inclusive não-hóspedes, o espaço abre ao público de terça a domingo, para almoço executivo, happy hour e jantar. De quinta a sábado, tem música ao vivo para animar a noite de quem vai para se divertir e mudar de ares. Também é muito buscado para a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe