A estudante baiana Ana Carolina Seixas (na foto, à esquerda), de 21 anos, foi selecionada para representar o Brasil em um dos maiores congressos de astronáutica do mundo, o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), que será sediado, em outubro, em Milão, na Itália. Promovido pela Agência Espacial Italiana, o evento contará com a presença de diversos experts em Aeroespacial, entre eles representantes de renomadas agências espaciais.
A baiana estuda na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, no curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e, durante sua jornada acadêmica, participou ativamente de pesquisas focadas na contaminação química de plantas, além de atuar em projetos multidisciplinares, incluindo o mapeamento de riscos em centros cirúrgicos.
Um dos seus projetos, em parceria com a colega Íris Campanella Cabral, paulista de 23 anos, foi selecionado para o congresso. No estudo conjunto, elas se aprofundam sobre os riscos associados a estações espaciais análogas. O trabalho da dupla, que sonha em um dia realizar pesquisas de alto nível no ramo da Astrobiologia e bioinformática, tinha como foco principal o Habitat Marte, que é a Estação Espacial Análoga a Marte no Brasil, na Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte.
Vaquinha
Para ajudar na participação no congresso, as jovens estudantes criaram uma vaquinha para angariar recursos. O link para doar é o https://www.vakinha.com.br/4711081.
No evento, elas terão 10 minutos para apresentar o trabalho para os cientistas e pesquisadores convidados. Os melhores estudos serão publicados na revista da Agência Espacial Italiana.