Wagner Moura ganha homenagem inédita em importante festival internacional de cinema

Wagner Moura ganha homenagem inédita em importante festival internacional de cinema

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Getty Images

Publicado em 20/08/2025 às 14:26 / Leia em 2 minutos

Da Bahia para o mundo! O ator Wagner Moura será homenageado com o prêmio Golden Eye durante o Festival de Cinema de Zurique, que acontece entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro. A condecoração visa celebrar sua carreira como ator, diretor e produtor. Esta é a primeira vez na história que um ator da América do Sul recebe a honraria pelo conjunto da obra. 

‘Moura conduz a história com uma presença eletrizante. Por sua atuação excepcional no filme [O Agente Secreto] e por uma carreira que o tornou um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina, estamos o homenageando com o Golden Eye’, diz o comunicado oficial do evento.

Durante a mostra suíça, o artista baiano também ministrará uma masterclass sobre seu trabalho e processo criativo. A programação do evento  também inclui a exibição do aclamado longa “O Agente Secreto”, que rendeu a Moura o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” é dirigido pelo cineasta Kleber Mendonça Filho e acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista  em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas. 

 

Lançamento de “O Agente Secreto” no Brasil

Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” terá suas primeiras sessões brasileiras no dia 10 de setembro, em Recife, cidade natal do cineasta e cenário do filme. As exibições acontecerão simultaneamente no Cinema São Luiz — um dos locais de filmagem, inaugurado em 1952 — e no centenário Teatro do Parque, fundado em 1919.

Além do diretor, estarão presentes nas sessões a produtora Emilie Lesclaux, a distribuidora Silvia Cruz e parte do elenco, incluindo Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Robério Diógenes, Carlos Francisco, Isabel Zuaa e Laura Lufési. Essas apresentações fazem parte de uma série de pré-estreias nacionais antes do lançamento oficial nos cinemas brasileiros, marcado para 6 de novembro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia