O Brasil vai sediar pela primeira vez o Mundial de Ginástica Rítmica, que começa hoje (20) no Rio de Janeiro e vai até domingo (24). Para brilhar na competição, a seleção brasileira preparou um uniforme com mais de 20 mil cristais, aplicado artesanalmente pela estilista Thaís Lima, que veste as ginastas há 12 anos.
“Entrar assim, grandonas, com collant brilhando e maquiagem é sensacional”, afirmou Sofia Pereira, ginasta da equipe. A técnica Camila Ferezin reforça: “Apesar de, na minha época, não ter os brilhos, agora, na época das meninas, teremos aí em torno de 20 mil cristais”, adiantou em entrevista à TV Globo.

Croqui do collant da seleção brasileira | Foto: Divulgação
A estética dos collants é avaliada pelos árbitros e se inspira na cultura brasileira, com cores da bandeira e tons do sol. “O collant precisa ter a ver com a música e, por ser um esporte que sempre acaba muito puxando para essa parte da estética, eu acho que um collant bonito e bem trabalhado assim faz muita diferença”, afirma Duda Araraki, capitã do conjunto brasileiro.
Para a série simples, em que as cinco atletas competem com fitas, o uniforme traz verde, amarelo e azul. Na série mista, com arcos e bolas, as ginastas se apresentam ao som de “Evidências”, clássico de Chitãozinho e Xororó, usando collant vermelho. Esta última série foi a que rendeu ouro em etapa recente da Copa do Mundo da modalidade.
“Na modalidade conjunto vai disputar medalha, sim”, garante a treinadora Camila Ferezin, confiante de que o brilho do ouro pode combinar perfeitamente com a beleza dos uniformes.

Técnica e ginasta apresentam novo collant | Foto: Julio Aguiar
Confira programação completa dos horários desta quarta-feira (20):
- 9h–12h – Ginástica Rítmica Individual — Classificatórias (Arco e Bola) – Grupo A
- 12h–12h45 – Cerimônia de Abertura
- 12h45–15h45 – Ginástica Rítmica Individual — Classificatórias (Arco e Bola) – Grupo B (com participação do Brasil)
- 16h10–19h10 – Classificatórias (Arco e Bola) – Grupo C
- 19h35–22h35 – Classificatórias (Arco e Bola) – Grupo D
A competição será transmitida ao vivo pelo sportv2 (TV por assinatura) e pelo canal CazéTV no YouTube.