Gilberto Gil usou as redes sociais, nesta quarta-feira (20), para marcar os 30 dias da morte da filha Preta Gil. O cantor compartilhou uma foto antiga, em que aparece com a artista ainda criança, e escreveu: “1 mês de saudade”.
Ver essa foto no Instagram
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer diagnosticado em 2023.
A cantora se preparava para retornar ao Brasil quando não resistiu à doença. O corpo foi repatriado em tempo recorde e chegou ao país em 24 de julho, sendo velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A artista completaria 51 anos no último dia 8 de agosto.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e afilhada de Gal Costa, Preta construiu uma trajetória marcante na música nacional. Deixou a carreira de produtora e publicitária para lançar, em 2003, seu primeiro álbum, “Prêt-à Porter”, que trazia “Sinais de Fogo”, composição de Ana Carolina.
Ao longo da carreira, lançou quatro álbuns de estúdio, dois registros ao vivo, DVDs e inúmeros singles e parcerias com nomes como Ivete Sangalo, Gal Costa e Psirico.
Além da música, teve participações em novelas, programas de TV e empreendeu no setor de mídias digitais.
Preta deixou o filho, o cantor Francisco Gil, de 30 anos, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller, e a neta Sol de Maria, de 9 anos.