Hamas aceita proposta de cessar-fogo mediada por Egito e Catar

Hamas aceita proposta de cessar-fogo mediada por Egito e Catar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/AFP

Publicado em 19/08/2025 às 14:24 / Leia em 2 minutos

O grupo Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo com Israel, em negociação mediada pelo Egito e pelo Catar, nesta segunda-feira (18). O governo israelense ainda não se manifestou sobre o acordo.

O plano prevê uma trégua de 60 dias nas operações militares, a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Na mesma data, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que o Hamas está sob forte pressão e ressaltou que qualquer acordo deve incluir o desarmamento do grupo.

A proposta surge após milhares de israelenses protestarem em Tel Aviv, no último fim de semana, pedindo que o governo aceite um novo acordo para garantir a libertação dos reféns e o fim da guerra.

Os manifestantes também demonstraram preocupação de que a ofensiva militar em Gaza, aprovada por Netanyahu na semana passada, aumente os riscos para os reféns ainda em poder do Hamas.

A ONU voltou a alertar para o agravamento da crise humanitária na região, marcada pela escassez de alimentos, água potável e atendimento médico. Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, mais de 60 mil palestinos já morreram desde o início do conflito, que se aproxima de dois anos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia