Novo RG: Bahia registra recorde de emissões do documento no mês de julho

Novo RG: Bahia registra recorde de emissões do documento no mês de julho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 19/08/2025 às 10:34 / Leia em 2 minutos

No último mês de julho, cerca de 175 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas na Bahia. O número representa um marco histórico na emissão deste documento no Estado. “Este número foi alcançado pela primeira vez e é resultado de um trabalho árduo de todos os servidores com o objetivo de ampliar postos de atendimento, facilitando o acesso ao cidadão”, pontua Bruno Fróes, diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello.

Entre as ações que impulsionaram o aumento, estão a ampliação do horário de atendimento em alguns postos SAC, o funcionamento do SAC móvel, os convênios com as Prefeituras, através do projeto “CIN em Todo Lugar”, as ações em parceria com as escolas públicas, além das caravanas de Direitos Humanos e ações sociais para atendimento de comunidades vulneráveis.

A nova Carteira de Identidade Nacional foi implantada na Bahia em julho de 2024, com um investimento de mais de R$ 8 milhões. O documento tem o Cadastro de Pessoa Física como número único de identificação, diminuindo a possibilidade de fraudes e problemas relacionados a multiplicidade de cadastros para a mesma pessoa.

A primeira via é gratuita e pode ser solicitada mediante agendamento através da plataforma ba.gov.br. “Ampliamos a nossa capacidade de atendimento e a nova Carteira já pode ser emitida em cerca de 300 municípios. E estamos trabalhando para atingir a totalidade das cidades, garantindo a cidadania para todos os baianos, reiterando, contudo, que os antigos documentos de identificação têm validade até 2032”, pontua Osvaldo Silva, diretor-geral da Polícia Técnica.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia