A Assembleia Legislativa da Bahia entregará, no próximo dia 4 de setembro, às 15h, a Comenda Dois de Julho à empreendedora social Anna Luísa Beserra, fundadora e CEO da SDW. A honraria, considerada a mais relevante do Legislativo estadual, foi proposta pelo deputado Antônio Henrique Júnior (PP).
A homenagem destaca a trajetória de uma jovem que, ainda adolescente, encontrou no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a motivação para trabalhar com soluções para a escassez de água no Nordeste. Inspirada pela avó, professora aposentada, pela mãe enfermeira e pelo pai de perfil empreendedor, Anna decidiu unir ciência e impacto social.
“O que eu me lembro neste momento não são só as vitórias, mas todas as vezes em que tive motivos para desistir. Hoje, essa comenda simboliza que cada vez que escolhi continuar valeu a pena e que muitas portas ainda vão se abrir”, afirma.
Aos 17 anos, ela fundou a SDW e criou o Aqualuz, tecnologia de baixo custo que utiliza a luz solar para tratar água. O projeto cresceu e a empresa hoje já oferece sete soluções sustentáveis em três países — Brasil, Equador e Porto Rico — beneficiando mais de 41 mil pessoas. O modelo de negócios também garantiu cerca de R$ 8 milhões em faturamento acumulado.
A iniciativa conquistou reconhecimento internacional de entidades como ONU, Unesco e o Muhammad Ali Humanitarian Award.
Para Anna, o próximo passo vai muito além da expansão da SDW. “Meu sonho é que a SDW não exista mais, porque teremos resolvido o problema do acesso à água e saneamento”.