A Avenida Paulista, em São Paulo, foi ocupada neste domingo (17) por uma multidão vestida de vermelho e preto para a terceira edição da Marcha para Exú. O evento reuniu adeptos e simpatizantes de religiões de matriz africana que cultuam a entidade e promove uma celebração de fé, resistência e identidade.
Idealizada por Jonathan Pires, a Marcha também teve caráter solidário: os participantes foram incentivados a levar alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade.
“A Marcha para Exú não é qualquer manifestação. É um grito de existência, de resistência e de liberdade. É o momento em que a fé ocupa as ruas, em que a espiritualidade caminha de cabeça erguida, rompendo com séculos de silenciamento”, afirmou Jonathan nas redes sociais.
Além da celebração religiosa, o evento busca combater o preconceito religioso e valorizar a cultura afro-brasileira. Ao som de atabaques e cânticos tradicionais, os participantes caminharam com orgulho, reafirmando sua fé e ancestralidade.
Veja vídeos da marcha:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram