Lençóis Maranhenses recebem certificação oficial como Patrimônio Mundial da Unesco

Lençóis Maranhenses recebem certificação oficial como Patrimônio Mundial da Unesco

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Unsplash

Publicado em 15/08/2025 às 19:34 / Leia em 2 minutos

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido em 2023 como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, recebeu, nesta sexta-feira (15), a certificação oficial da Unesco.

A entrega ocorreu em Barreirinhas (MA), principal porta de entrada do parque, com a presença do governador Carlos Brandão, que recebeu o documento das mãos da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

A solenidade contou também com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que destacou a relevância dos ecossistemas maranhenses para a biodiversidade e o combate às mudanças climáticas, defendendo que preservação e desenvolvimento econômico caminham juntos.

Brandão lembrou sua participação em missões internacionais para promover o valor ambiental e turístico da região e comemorou o reconhecimento, que se soma ao título concedido no dia anterior ao Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi, inscrito como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O título chega em um momento de crescimento no turismo do Maranhão. De acordo com o IBGE, o setor registrou aumento de 44%, impulsionado pelo maior fluxo de visitantes dos últimos 13 anos no período junino.

Em junho, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís, número 19% superior ao registrado em 2024, tendência que também beneficia outras cidades, como Imperatriz.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia