O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, lançou licitação para elaboração do projeto de requalificação da Avenida General San Martin, uma das mais importantes vias de ligação entre os bairros da Liberdade e Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O projeto é uma parceria Bahia-Brasil e será financiado pelo Novo PAC. O edital completo está disponível no site da Conder.
Estão previstas intervenções de micro e macrodrenagem, requalificação viária e requalificação urbana ao longo da avenida, que conecta diretamente as avenidas Barros Reis e Afrânio Peixoto, sendo eixo fundamental para a mobilidade urbana da capital baiana. A proposta é solucionar problemas históricos de alagamentos, congestionamentos e degradação da infraestrutura, garantindo fluidez no trânsito e qualidade de vida à população.
“Há anos a Avenida San Martin enfrenta problemas sérios de infraestrutura, com alagamentos e trânsito ruim para quem circula ali todos os dias. E, por ser uma importante via de ligação para as comunidades do Curuzu, Pero Vaz e Alto do Peru, ela cumpre uma função estratégica para o tráfego na região e para o acesso a áreas centrais de Salvador. Por isso, esse projeto que estamos iniciando é tão necessário”, afirmou o presidente da Conder, Zé Trindade.
Além dos estudos técnicos, ambientais e urbanísticos, a proposta inclui ainda soluções para paisagismo, acessibilidade, iluminação pública, sinalização viária, gerenciamento de resíduos e eventual necessidade de desapropriações.