Chuva de meteoros atinge pico entre esta terça e quarta; veja onde e quando observar

Chuva de meteoros atinge pico entre esta terça e quarta; veja onde e quando observar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Unsplash

Publicado em 12/08/2025 às 11:24 / Leia em 1 minutos

A chuva de meteoros Perseidas, uma das mais intensas do ano, terá seu auge entre a noite desta terça-feira (12) e a madrugada de quarta (13).

No Brasil, a observação será melhor na região Norte, mas o brilho da Lua quase cheia deve limitar a quantidade de meteoros visíveis, favorecendo apenas os mais brilhantes.

O fenômeno ocorre quando a Terra atravessa fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Ao entrar na atmosfera, essas partículas se incendeiam, formando os rastros luminosos popularmente chamados de “estrelas cadentes”.

Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno pode ser visto de julho a agosto, mas o pico acontece agora. No Hemisfério Norte, é possível observar até 75 meteoros por hora; no Brasil, o número é menor.

A recomendação é buscar locais escuros, longe da iluminação urbana, e observar a partir das 3h. Quanto mais ao Sul, mais tarde os meteoros aparecem.

Além das Perseidas, 2025 terá outras 11 chuvas de meteoros de destaque, como as Geminídeas, em 14 de dezembro, e as Quadrantidas, com pico em 3 e 4 de janeiro, ambas capazes de gerar até 120 meteoros por hora em condições ideais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia