Cinco novas profissionais passaram a integrar o sistema de transporte público de Salvador por meio do programa Mulheres no Volante, iniciativa da Prefeitura em parceria com as concessionárias do setor. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), data em que se celebra o Dia do Rodoviário e do Motorista.
Das novas contratações, uma atuará como motorista no BRT Salvador e quatro no sistema convencional – sendo três motoristas e uma manobrista. O programa é coordenado pelas secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ) e tem como objetivo ampliar a participação feminina no setor, promovendo equidade de gênero e incentivando a inclusão em funções operacionais e administrativas.

Programa ‘Mulheres no Volante’ amplia presença feminina no transporte público de Salvador
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou o compromisso da pasta com a diversidade. “Nosso objetivo é buscar cada vez mais a equidade de gênero nos sistemas de transporte do município. O ambiente acolhedor tem atraído cada vez mais profissionais”, afirmou.
Andréia Peneluc, nova motorista do BRT, celebrou a conquista. “Amo dirigir. Estar aqui é representatividade. Que mais mulheres venham ocupar seus espaços”, disse. Já Tarsila Farias e Damiana Rosa, contratadas pela empresa Plataforma, ressaltaram o papel inspirador da iniciativa e a importância de romper estigmas. “Estamos mostrando que somos capazes e podemos estar onde quisermos”, reforçou Damiana.

Programa ‘Mulheres no Volante’ amplia presença feminina no transporte público de Salvador