O cenário de praia, asfalto e terra batida são tradicionais para os corredores que são adeptos da corrida ao ar livre em Salvador. Seja na rua disputando espaço com os carros ou em pistas próprias para o esporte, a capital baiana é bastante procurada por quem busca fazer um dos esportes mais antigos e democráticos.
Além disso, a prática ainda conta com recomendações de profissionais de saúde para garantir o bem estar e prevenir o surgimento de doenças.
Para o professor e educador físico Carlos Felipe, mais conhecido pelos alunos como “Chokito”, os benefícios da corrida vão muito além de praticar um esporte para se manter ativo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa, entre 18 e 60 anos, é considerada sedentária se ela acumula uma prática de atividade física leve inferior a 150 minutos por semana. Mas o sedentarismo não se trata apenas de um comportamento.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
No Brasil, metade da população está com sobrepeso e 20% já apresentam obesidade. O dado apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra ainda que, em 2025, a estimativa é que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade.
“A atividade física se resume em todo gasto energético gerado através do esforço físico atingindo um gasto energético. Já o exercício físico é uma atividade programada estruturada, planejada e orientada por um profissional de educação física em diversos ambientes que envolvem assessoria recursos para desenvolver vários estímulos e resultados”, detalha o educador.
“A corrida de rua por exemplo é a matriz do desporto no qual proporciona a inserção de vários perfis de praticantes sendo ela praticada de forma recreativa, amadora ou profissional”, afirma Chokito.
O Alô Alô Bahia fez um levantamento dos locais mais procurados para correr na cidade. São locais onde a prática é incentivada, sempre levando em conta a segurança e a quantidade de pessoas que aderem à mesma atividade.
“A corrida ela transforma vidas, impactando diretamente nos aspectos bio e psicosociais. Ou seja, além da mudança de hábitos, acaba refletindo diretamente na sua constância de disciplina, sendo um dos maiores Fat Burn (queimadores de gordura). Ela acelera o seu metabolismo de repouso, amplia a sua condição cardiológica e respiratória”, declarou o professor.
Confira:
– Orla de Salvador
– Dique do Tororó
– Parque da Cidade
– Parque de Pituaçu
– Praça Ana Lúcia Magalhães
– Praça dos Eucaliptos
– Avenida Centenário
– Centro Administrativo da Bahia
– Terminal de carga do aeroporto
– Loteamento Aquarius
– Av Magalhães Neto (aos domingos)
– Orla da Ribeira (Beira Mar)
– Orla de tubarão
– Parque São Bartolomeu
– Trilhas no Parque Tecnológico Av. Paralela
– Pista da Escola do Exército (ESAEX)
–Largo do Bonfim
Sentiu falta de algum lugar? Compartilhe nas redes sociais e comente qual lugar você também indica para correr em Salvador.