Enquanto circulam rumores sobre um possível fechamento de consulados norte-americanos ao redor do mundo, inclusive um no Brasil, as obras do novo Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro avançam. Com inauguração prevista para 2026, a nova sede ocupará uma área de aproximadamente 15 mil m² na Cidade Nova, ao lado da Cidade Administrativa da Prefeitura, na região central da capital fluminense.
O novo complexo substituirá a atual sede, em funcionamento desde 1952, e promete gerar cerca de 1,5 mil novos empregos. O investimento total na nova estrutura chega a R$ 3 bilhões, incluindo US$ 190 milhões destinados a salários, materiais e serviços de consultoria. A nova sede ficará a cerca de 3,5 km do endereço atual, na Avenida Presidente Wilson, segundo o PANROTAS.

Foto: Divulgação/Rkarch via PANROTAS
Assinado pelo escritório Richärd Kennedy Architects, o projeto prevê duas torres interligadas por passarelas envidraçadas, ambientes amplos, iluminados e compostos por materiais nobres.
Ainda não foram divulgadas as funções específicas de cada torre, mas todos os serviços atualmente oferecidos serão transferidos para o novo endereço. Vale lembrar que o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), no Humaitá, na Zona Sul do Rio, continuará operando normalmente no mesmo local.

Foto: Divulgação/Rkarch via PANROTAS
A expectativa é que a nova sede receba cerca de 280 mil pessoas por ano. Além do design inspirado no Rio de Janeiro, o novo consulado terá foco em sustentabilidade, com jardins aquáticos, vegetação tropical e soluções voltadas à eficiência energética e à segurança.

Foto: Divulgação/Rkarch via PANROTAS