Até Bono Vox cantou: por onde anda a banda famosa pelos hits ‘Chupa Toda’ e ‘Xibiu’

Até Bono Vox cantou: por onde anda a banda famosa pelos hits ‘Chupa Toda’ e ‘Xibiu’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Osmar 'Marrom' Martins, do Correio

Divulgação

Publicado em 21/02/2025 às 14:07 / Leia em 3 minutos

Como esquecer o Carnaval de 2006, quando Bono Vox e a banda U2 estavam no Camarote Expresso 2222, a convite de Gilberto Gil, e de repente, passa Ivete Sangalo a bordo do bloco Cerveja e Cia e puxa a música Chupa Toda (Ronaldo Marcel), fazendo Bono cantar como um verdadeiro folião, ao lado do anfitrião? O vídeo correu mundo e até hoje a passagem dos irlandeses é lembrada. Foi, sem dúvida, um dos maiores momentos desses 40 anos da cena Axé.

Há exato quarenta anos, em 1985, a Banda Frutos Tropicais, que tinha sido formada em 1984, estourava a música Céu da Boca (Chupa toda), lançada numa coletânea da gravadora CID, representada na Bahia pelo cantor, compositor e produtor Djalma Oliveira – o primeiro a gravar a música Faraó em dueto com Margareth Menezes.

O refrão “Eu vou enfiar uva no céu da sua boca e aí chupa toda, eu disse toda” colou como um grude na boca dos foliões”. Todo mundo cantava o hit em tom de sacanagem, claro. Ela foi gravada com o vocalista de nome Jorginho Sacanagem, integrante da formação original, a saber: Jorginho Sacanagem (vocal), Beto Ludi (vocal), Sccoby Do (Teclados) Jorge Luiz (Bateria), Tavinho Costa (Guitarra); Gel (baixo) Zai e Geraldo (percussão.

Apesar de ter sumido durante um bom tempo, a banda está voltando, aos poucos, agora com o empresário Marcelo Santana, e pretende reconquistar seu espaço. Da formação original, quatro nomes estão de fora: os percussionistas Zai e Geraldo e o outro vocalista Beto Ludi, (todos faleceram). Enquanto o vocalista principal, Jorge Sacanagem é evangélico. A atual formação da Frutos Tropicais é: Parrel Show (vocal), Gilmar (Guitarra), Evilásio (guitarra baiana) Abará (percussão), Jorge Luís (bateria) e Gel (contrabaixo).

Em conversa com o Correio, Jorge Luiz, baterista e um dos fundadores da banda informou que apesar de não terem sido convidados para o Carnaval dos 40 anos, a banda em sua nova formação vem cumprindo uma agenda de shows. No domingo (23), por exemplo, eles estarão se apresentando no Baile à Fantasia que será realizado a partir das 14h na Ladeira da Preguiça.

Ele ainda contou mais novidades: “estamos conversando com Jorginho Sacanagem para que ele possa voltar aos vocais da banda. Sabemos que por ser Cristão, a situação dele fica complicada. Mas, a conversa está bem adiantada, e quem sabe ainda esse ano não teremos uma surpresa”?

Outra novidade é a regravação exclusiva da música Xibiu, de Jorge Humberto, Liminha e Santos: (Já chupou Xibiu, chupei, gostou do xibiu, gostei, é uma bala é uma bala), que está sendo feita para uma campanha com a Bahia FM. Só para lembrar: Xibiu é o nome de uma bala que fez muito sucesso na Bahia. Nem sei se ainda é produzida. Mas, na época, todo mundo chupava e cantava. Essas coisas, convenhamos, só se vê na Bahia.

Leia mais em Correio

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia