Visitante come banana de R$ 590 mil exposta como obra de arte em museu na Coreia do Sul

redacao@aloalobahia.com

Uma banana pode ser meramente um alimento, mas também, quando exposta dentro de um museu, uma arte. No entanto, a banana que compõe a obra "Comediante", do italiano Maurizio Cattelan, não parecer ter sido encarada dessa forma por um visitante do Leeum Museum of Art, em Seul, na Coreia do Sul. 

Presa na parede por uma fita, a banana foi retirada pelo visitante e, então, devorada. Ao terminar de comer, ele ainda prendeu na parede a casca do alimento. Segundo o porta-voz do museu informou à CNN, o visitante disse ter comido por estar com fome. 

A obra em questão se tornou um dos maiores sucessos do mundo da arte ao ser vendida por US$ 120 mil na Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2019. Maurizio Cattelan é conhecido por suas peças satíricas que desafiam a cultura popular, muitas vezes provocando debates em torno da arte conceitual.
 
HSIUX49.md.webp
Esta não foi a primeira vez que alguém devorou a obra de arte. Depois que a primeira edição de “Comediante” foi vendida em 2019 , o artista performático David Datuna arrancou sem cerimônia a banana em exibição na galeria Perrotin na Art Basel em Miami e a devorou ​​enquanto espectadores atônitos assistiam.

Datuna gostou da façanha, postando no Instagram na época dizendo “Eu realmente amo esta instalação. É muito deliciosa”. Mais tarde, ele defendeu o ato, chamando-o de performance artística em entrevista coletiva e não de vandalismo.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Reprodução/ Instagram e Leeum Museum of Art.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias