Dengo estreia projeto que permite imersão na fabricação de chocolate em fazenda no sul da Bahia

redacao@aloalobahia.com

Uma experiência no sul da Bahia tem permitido a vivência em todas as etapas do manejo do cacau. Trata-se de um projeto lançado pela Dengo, marca brasileira de chocolates premium, que promove a oportunidade de visitantes conhecerem de perto os processos da marca, da produção do fruto à fabricação do chocolate.
HyhCR7s.md.jpg
O tour é realizado na fazenda Agrícola Condurú, localizada na Costa do Cacau, em Ilhéus. A experiência conta com visita guiada pelo local, onde é possível conhecer o viveiro e a Cabruca - onde o cacau se desenvolve -, além de aprender sobre os processos de quebra, fermentação e secagem do fruto. O visitante recebe ainda explicações sobre o cacau, a extração da amêndoa, a produção da barra e aprendem a fazer chocolate.
HyhC7pf.md.jpg     
A imersão tem duração de 1h45min e inclui degustação, não somente de diferentes tipos de chocolate, mas também do mel de cacau e do próprio fruto em si. A fazendo conta, ainda, com o Restaurante Toca da Tapioca, que oferece culinária inspirada no sul da Bahia com pratos e comidinhas para qualquer hora do dia, um ambiente para as crianças aproveitarem ainda mais a experiência e uma loja com produtos da marca.
HyhC5kG.md.jpg
A iniciativa custa R$ 160 para adultos, R$ 80 para quem tem entre 5 e 12 anos e pequeno produtor. A entrada é gratuita para crianças de até quatro anos.  Durante a alta temporada (novembro a março), a visitação pode ser feita de terça à sábado. Já entre abril a outubro, de quarta à sábado. Sempre às 10h. Todas as informações e compra da expiência pode ser feita por meio do site: www.dengoorigem.com.br. É possível agendar o tour para grupos particulares e escolas.
HyhCaI4.md.jpg
Dengo e a Bahia
A Dengo, criada há apenas 5 anos, tem forte ligação com a Bahia, onde foi buscar no cacau a essência do seu produto, com a ambição de revolucionar o mundo do chocolate. Entre os diferenciais da empresa está seu projeto de proteger e abraçar a natureza e a comunidade local, como prevê o cuidado "embutido" em seu nome.
HyhClQ2.md.jpg
São mais de 150 famílias que cultivam cacau na Bahia contratadas em regiões como Itacaré e Ilhéus. Os produtores, assim como a marca, colocam a preservação do meio ambiente - da semente à barra, chegando às embalagens, 93% delas sem uso de plástico e derivados - como prioridade nos processos de produção.
HyhCchl.md.jpg
Em 2022, a empresa expandiu seu negócio de impacto social para a Amazônia, passando a trabalhar também com o cacau paraense e incluindo famílias produtoras locais em seu projeto. Em 2023, a Dengo iniciou seu processo de internacionalização com a abertura de sua primeira loja em Paris.

* Publicado por Kirk Moreno. Foto: Divulgação/Dengo.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias