Violência nas escolas cresceu cerca de 50% neste ano, revela Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

redacao@aloalobahia.com

Dados apurados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) durante a campanha digital pela valorização dos educadores e professores do Brasil, iniciada no início de mês outubro, revelou que as denúncias de casos envolvendo violência nas escolas subiram cerca de 50% em 2023.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp


De janeiro a setembro, foram registrados 9.530 chamados por meio do Disque 100. No mesmo período do ano passado, o total de ocorrências informadas foi pouco superior a 6,3 mil. Foram consideradas no levantamento denúncias envolvendo berçário, creche e instituições de ensino, sendo que cada denúncia pode conter uma ou mais violações de direitos.

As regiões com maior número de registros são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Das 9.530 denúncias, mais de 1,2 mil dizem respeito a casos em que professores foram vítimas. Foram identificadas violações em áreas como direitos civis, políticos e sociais, discriminação, injúria racial e racismo, liberdade, integridade física e psíquica e direito à vida.

​Em nota, o ministro Silvio Almeida defendeu o direito e a liberdade de ensino dos docentes: “Professores e professoras são pessoas valiosas para nós. A sala de aula é um espaço para a construção de cidadãs e cidadãos conscientes e responsáveis. Para isso, é necessário denunciar violações de direitos humanos contra os professores. Nenhuma forma de perseguição será tolerada”.

* Por Marcele Neves. Foto: Revista Crescer.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias